A primeira grande romaria do ano, nesse município, será aberta amanhã, com missa na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, às 19 horas.
A Festa de Nossa das Candeias reúne, segundo estimativa da Igreja, em torno de 250 mil pessoas nos cinco dias. A grande procissão, que acontece no dia 2 de fevereiro, chega a lotar a Praça dos Romeiros, onde ficam em torno de 80 mil pessoas de diferentes Estados.
O trabalho de organização da festa começou a se efetivar com a Operação Romeiro. Assuntos relacionados à higienização, oferta de água, segurança pública, gripe Influenza A H1N1, mais conhecida como gripe suína, dengue, organização do trânsito e outras questões foram debatidas com a participação das secretarias municipais, Igreja Católica, autoridades de segurança e entidades de classe. O encontro foi coordenado pelo secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, no Círculo Operário.
Uma das grandes preocupações durante as romarias está voltada para o abastecimento da água na cidade, já que o consumo aumenta consideravelmente. O gerente regional da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Expedito Galba Batista, garantiu que água não faltará nas áreas de maior concentração.
Já o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Péricles Teixeira, adiantou que serão disponibilizados 80 agentes, incluindo pessoal em motocicletas com rondas permanentes e mais quatro automóveis.
O secretário de Segurança, Cláudio Luz, aproveitou para avisar que as barracas que vendem bebidas alcoólicas só poderão funcionar até meia-noite.
A Basílica de Nossa Senhora das Dores divulgou uma programação com missas todos os dias da romaria na Capela do Socorro, a partir das 7 horas, até o final da tarde, às 17 horas, além de confissões.
Público
250 mil romeiros são esperados em Juazeiro do Norte durante a realização da primeira romaria do ano, em que homenageia Nossa Senhora das Candeias na Basílica Menor de N. S. das Dores
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário, S/N
Socorro – Juazeiro do Norte
(88) 3511.4040
Fonte: Miséria