A Semana do SUAS foi oficialmente aberta na noite dessa segunda-feira (30), na praça José de Barros, no centro da cidade de Quixadá, com a participação do prefeito Ricardo Silveira, de vereadores e da população. O segundo dia do evento, que acontece nesta terça-feira (31), será de muita prestação de serviços durante o periodo da manhã e da tarde. Já à noite é de muita alegria e música com a apresentação gratuita dos grupos de pagode Nosso Jeito e TQR.
Promovido pela Prefeitura de Quixadá, a Semana do SUAS teve o segundo dia iniciado às 9h, com a abertura da Feira de Avaliação de Dados e Exposição do Cadastro Único (Fadec); exposição da Agricultura Familiar e artesãos e três palestras, uma às 10h, outra às 11 e a última às 14h. Na primeira, a palestrante foi a analista de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, Laís Maranhão, que abordou o tema: Famílias unipessoais com foco no cadastro único. A segunda palestra teve como tema Ceará sem fome e as perspectivas para o futuro, com a técnica da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, Cristina Canabrava. Às 13h as Condicionalidades do Programa Bolsa Família foi o assunto comandado pela técnica da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, Rosiane de Oliveira Barbosa. Já às 14h aconteceu a oficina Gestão Financeira para pequenos negócios.
Durante toda a tarde, aconteceu, também, outras duas palestras e uma oficina, uma com o tema a importância da atualização do cadastro único para as políticas públicas e a outra sobre o papel da mulher no mundo dos negócios: Competências de empreendedora do futuro. Às 17h ocorrerá a palestra Encontro com as famílias do Cartão Mais Infância, comandada pelas técnicas da secretaria de proteção social do Governo do Estado do Ceará Roseane Oliveira e Cristiane do Vale. Durante à noite haverá, a partir das 18 horas, uma apresentação cultural.
Já a partir das 20h, ousadia, alegria e muita música tomam conta da Praça José de Barros, com a apresentação musical dos grupos TQR e Nosso Jeito. Vale destacar que durante toda esta terca-feira foram ofertados erviços do Projeto Acolher como: emissão de RG, CPF, carteira de trabalho digital e emissão de certidão de nascimento, bem como registro de nascimento de indígenas, gratuidade para certidão de casamento, orientações jurídicas, registros público, escuta psicológica às mulheres, inscrição jovem aprendiz, orientação nutricional, aplicação de vacinas, curativo, atendimento médico, corte de cabelo e brincadeiras.