A Prefeitura de Quixadá e o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, realizam no dia 14 de janeiro de 2023, o 27º Encontro dos Profetas da Chuva. Essa edição do Encontro acontecerá nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Quixadá, onde será inaugurado o “Jardim dos Profetas”, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram para o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, serão plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti em memória dos Profetas: Francisco Mariano, Antônio Lima, João Ferreira Lima, Francisco Leite, Francisco dos Santos (Francisco Leiteiro), Ribamar Lima, Antônio Paruará, Joaquim Moqueca, Francisca Nobre Cavalcante e Francisco Filismino.
Em seguida, tem início no auditório a programação que este ano receberá 15 profetas que vão apresentar o resultado desta experiência de observação, dando uma previsão do período chuvoso e, desta forma, valorizando a cultura rural nordestina, bem como motivando o surgimento de novos profetas. O Encontro será conduzido pelo sr. Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores do evento.
Encerrando a programação, o Encontro prestará uma homenagem a personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da cultura regional e do semiárido.
As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de junho com uma programação de exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.
Considerado o maior encontro desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, passados de geração em geração. O Encontro promove um saber que vem da mais completa interação do homem com o meio ambiente e sua capacidade de observação, que nasce do convívio diário em meio à natureza. O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.
O secretário de Cultura, Clebio Viriato, falou sobre a importância do evento para a região: “Esse evento marca o início dos eventos culturais do município. Damos nosso apoio logístico, de infraestrutura e de organização porque entendemos a importância desse evento para a região. É importante preservar essa memória e saber popular que tem muito de nós e faz parte da nossa identidade cultural, por isso valorizamos e reconhecemos a cultura e sabedoria do homem do campo”, finalizou.