Pequenos criadores de animais e agroindústrias terão à disposição para compra, a partir da próxima semana, mais de 3,6 mil toneladas de milho oferecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).
Esse estoque estará disponível nas unidades armazenadoras instaladas nos municípios de Iguatu (877,72 t), Icó (687,3 t), Senador Pompeu (1,1 mil t), Juazeiro do Norte (800 t) e Sobral (502,2 t).
O preço da saca de 60 quilos no estado, nessa quinzena, está saindo por R$ 88,20. Até agora, a Conab já comercializou mais de 15,7 mil toneladas do cereal removido de Sapezal, em Mato Grosso, para as unidades do estado, atendendo a cerca de 2.100 clientes.
Como Comprar
Para realizar a compra, os produtores cadastrados no ProVB devem informar os dados e a quantidade que deseja adquirir na unidade de armazenamento. Em seguida, a Conab gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), com o valor final para o pagamento ser efetuado. Mas o comprador precisa enviar o comprovante de pagamento por e-mail. Após, serão agendados dia e hora da retirada do produto. Um detalhe que não pode ser esquecido é que, na retirada, são obrigatórios o uso de máscara pelo cliente e o cumprimento dos protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ProVB objetiva oferecer a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e outros, incluindo também pequenas agroindústrias, oportunidades de acesso aos estoques de milho do governo federal, para uso na ração animal. A operação é feita por meio de vendas diretas nas unidades regionais da Conab, a preços compatíveis com o mercado atacadista local, ou com os praticados em pregões públicos.