Tratamento antiviral da MSD contra a COVID-19 avança para fase 3

- por
  • Compartilhe:

A MSD, empresa biofarmacêutica americana, e Ridgeback Biotherapeutics, empresa de biotecnologia com foco no tratamento de doenças infecciosas emergentes, anunciaram hoje avanços nos estudos de molnupiravir (MK-4482 / EIDD-2801), medicamento antiviral oral que atua impedindo a replicação do vírus e que tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o SARS-CoV-2, agente causador da COVID-19.

Os dados referentes à análise interina de dois estudos de fase 2/3 com molnupiravir, controlados com placebo, avaliaram a eficácia e segurança do uso de 5 dias de tratamento via oral duas vezes ao dia em pacientes adultos (acima de 18 anos) portadores da COVID-19:

• ESTUDO MOVe-OUT: foi tomada a decisão de avançar para a Fase 3 com o estudo para doentes ambulatoriais com COVID-19, com avaliação da dose de 800 mg de molnupiravir duas vezes ao dia por cinco dias.
• ESTUDO MOVe-IN: O estudo com pacientes hospitalizados já com duração mais prolongada de sintomas foi descontinuado porque a análise interina não demonstrou benefício clínico para esta população.

Os resultados interinos de fase 2/3 citados incluíram seis centros de estudo no Brasil, conduzidos nos estados de São Paulo (capital e interior), Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.

A MSD planeja iniciar a inclusão de pacientes para a Fase 3 do MOVe-OUT já no final de abril ou início de maio. A previsão da companhia é que os dados finais de Fase 3 estejam disponíveis entre os meses de setembro e outubro de 2021. MSD e Ridgeback Biotherapeutics planejam compartilhar outras descobertas do programa de desenvolvimento de molnupiravir em andamento à medida que atualizações se tornem disponíveis.

A companhia prevê a submissão às agências regulatórias para autorização de uso emergencial de molnupiravir, conforme andamento dos estudos no segundo semestre de 2021. Além disso, a MSD planeja iniciar um programa clínico para avaliar o molnupiravir para profilaxia pós-exposição no segundo semestre de 2021.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.