Bombeiros Militares do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) de Quixadá, na tarde deste sábado (23), por volta das 12h40, resgataram um Sagui que se encontrava na área de serviço de uma residência na Rua São Sebastião, no Bairro Alto do São Francisco, em Quixadá.
A guarnição para resgatar o sagui, o entreteu com frutas e depois o conduziu ao seu habitat natural na Unidade de Conservação Monumento Natural os Monólitos de Quixadá que fica no entorno do açude do Cedro, lá tem vários saguis.
A guarnição do BCIF de Quixadá que resgatou o sagui foi composta pelo: 1º Sargento Martiniano, Soldado R. Moreira, Soldado Everton Sousa e Soldado Otton, na viatura de Auto Salvamento 71 (AS 71).
Alerta sobre o Sagui
Com seu jeito brincalhão, o sagui é um pequeno macaco que encanta adultos e crianças – não por acaso, muita gente decide criá-lo como animal de estimação, que não é recomendável. O sagui é um animal silvestre e não é adaptado ao ambiente doméstico, diferentemente do gato e do cachorro, que evoluíram por séculos até estarem aptos a viver com os humanos. Ou seja, por mais dedicado que o tutor seja, o macaco nunca terá todas as suas necessidades plenamente atendidas no quintal de uma casa.