Micro e pequenas empresas foram as que geraram mais empregos

- por
  • Compartilhe:

As micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos com carteira assinada no País em 2009 e o maior saldo positivo é das empresas com até quatro empregados.

Ao longo do ano, essas microempresas geraram 1.186.284 postos formais de trabalho. Mesmo considerando as perdas das demais empresas do segmento o saldo positivo é de 1.023.389.

O saldo total do País em 2009, no entanto, foi de 995.110 empregos – considerando as demissões de todas as empresas do País, incluindo médias e grandes.

Os dados foram extraídos pelo Sebrae do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado esta semana, e consideram como micro e pequenas empresas aquelas com até 99 empregados.

Os números mostram que, com exceção das atividades exercidas junto à administração pública, os micro e pequenos negócios lideraram, com ampla vantagem sobre os médios e grandes, a geração de postos formais de trabalho, puxada principalmente pelos setores de serviços, comércio e construção civil.

Os dados mostram ainda que as micro e pequenas empresas ampliaram a geração de empregos em todos os Estados e no Distrito Federal. Em números absolutos a maioria dos empregos foi gerada em São Paulo, com 299.264 postos de trabalho, enquanto as médias e grandes demitiram 21.691 trabalhadores. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 110.681 postos enquanto as médias e grandes demitiram 20.073 trabalhadores. Na sequência estão o Rio de Janeiro, com 83.973 vagas; o Rio Grande do Sul, com 69.612; e o Paraná, com 67.079 postos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.