O Ferroviário está na final do Campeonato Brasileiro da Série D, na tarde deste domingo (22) a equipe coral perdeu para o São José/RS pelo placar de 2 x 1 mas como havia vencido a partida de ida por 3 x 1, garantiu a vaga na final da competição nacional.
A partida iniciou e o São José precisando reverter a situação, partiu para cima e abriu aos três minutos com Matheusinho. O São José não teve nem tempo de comemorar, pois aos dez minutos, em rápido contra-ataque puxado por Janeudo, o meia lançou o atacante Edson Cariús que fez o gol e igualou o marcador.
Após o gol de empate, as equipes continuavam atacando, o Ferroviário tinha sua postura cautelosa, mas tentava ameaçar o gol de Fábio. Em cobrança de escanteio, a bola respingou na área, sobrou para Karl que colocou o time gaúcho mais uma vez à frente do placar.
O Ferrão quase chegou ao empate ainda na primeira etapa, em cobrança de falta, Mazinho cabeceou no cantinho e o goleiro Fábio salvou com grande defesa. Ao final do primeiro tempo, Valdeci teve uma grande chance de finalização, Lucas Mendes lançou direto na área, o meia aproveitou a sobra da defesa, finalizou com perigo e quase marcou o gol. Na sequência, o árbitro encerrou a primeira etapa de jogo.
O segundo tempo de jogo começou da mesma forma como foi todo o primeiro tempo, o Ferroviário buscando o gol de empate e o São José querendo ampliar o marcador. Aos doze minutos, veio a primeira substituição, Valdeci saiu para a entrada do meia Esquerdinha.
O jogo seguiu bem equilibrado, as alterações que os técnicos fizeram deram mais mobilidade na partida, mas nenhuma equipe conseguia furar a defesa adversária. Marcelo Vilar realizou outra substituição, o atacante Rafael Guedes entrou no lugar do volante Leanderson.
Aos quarenta e cinco do segundo tempo, o árbitro deu o segundo cartão amarelo para André Lima e expulsou o zagueiro. No final do jogo ainda teve a última alteração, a saída do atacante Rafael Guedes dando lugar ao volante Robson Simplício. Na sequência por falta cometida, o árbitro expulsou direto o zagueiro Luis Fernando. O São José tentou uma última vez, entretanto sem êxito, chegando ao término da partida. O Ferroviário perdeu por 2 a 1, mas com a soma dos dois placares, saiu vitorioso e classificado para a grande final da série D.
Agora pensando na próxima e última fase, o Ferroviário espera o seu adversário, que sairá do confronto entre Treze e Imperatriz que será decidido na segunda-feira, na Paraíba. Os jogos que definirão o campeão da Série D serão disputados nos próximos dois domingos.