A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará está fiscalizando, nesta segunda-feira, 17,, as 1ª, 2ª e 3ª Varas e o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá.
Os trabalhos, que se estenderão até a próxima quinta, dia 20, também acontecerão nas vinculadas de Choró-Limão, Banabuiú e Ibaretama. As atividades fazem parte do 4º Ciclo de Inspeções Judiciais do segundo semestre de 2016. O objetivo é verificar o andamento dos serviços prestados pela Justiça.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Demetrio Saker Neto. Estão sendo inspecionados os processos que envolvem réus presos, infância e juventude, mandado de segurança, execução penal, ação civil pública e improbidade administrativa.
O magistrado também confere armas, munições e substâncias apreendidas, o andamento de projetos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a situação física de estabelecimentos penais existentes na comarca.
São fiscalizados, ainda, os cumprimentos dos mandados de prisão e alvarás de soltura, além da residência do magistrado. Em caso de irregularidades, as informações são registradas em relatório, que é verificado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, e depois apresentado ao Conselho da Magistratura.
A 1 ª Vara de Quixadá foi muito elogiada pelo corregedor Demétrio Saker, como a mais organizada de todas que ele tem feito a correição no Estado. A 1 ª Vara de Quixadá, é considerada hoje a mais difícil de ser tocada, gerida na comarca de Quixadá, em face as execuções penais, a Vara do Júri e também face muitos processos cíveis, sendo a Vara Corregedora da unidade prisional local, cuja unidade está com muitos problemas estruturais acarretando em algumas rebeliões, fato este que causa muito estresse naqueles que fazem parte da 1 ª Vara.