Por meio de assessoria, a prefeitura de Barueri/SP informou que desistiu da ação que movia contra a Band, impedida de veicular uma matéria do quadro ‘Proteste Já’, do programa CQC.
A decisão foi tomada depois que o prefeito, Rubens Furlan, tomou conhecimento do conteúdo da reportagem. A matéria questiona o desvio de um aparelho de TV, doado a uma escola pública do município.
Na ação, o Município exigia que o quadro só fosse exibido após ter o direito de resposta. O apresentador do CQC, Marcelo Tas, classificou o ato como “censura prévia” e explicou, ao vivo, que a reportagem ouviu todos os envolvidos.
A ação teria sido movida supostamente porque não se saberia o conteúdo da matéria, que poderia alegadamente prejudicar a imagem da prefeitura e dos servidores públicos. Conforme publicado no saite Comunique-se, o prefeito de Barueri recomendou que a TV fosse encaminhada para a rede municipal de ensino.
A Secretaria de Educação do município instaurou uma sindicância para apurar os responsáveis pelo desvio do aparelho, que poderão ser advertidos ou exonerados.
Fonte: Espaço Vital