Dezenas de óbitos em Quixadá estão sendo investigados com suspeita de terem como causa a chikungunya

- por
  • Compartilhe:
imagens-do-dia-20120911-14-size-598

Imagem da internet, meramente ilustrativa.

O crescente aumento das arboviroses em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, tem preocupado muito a população. É alarmante a infestação do mosquito aedes aegypti em TODOS OS BAIRROS da Sede do município. O mosquito é o vetor principal de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

Como consequência da batalha até agora perdida contra o mosquito, a Unidade de Pronto Atendimento experimenta um regime de conflito de guerra, atendendo uma média de 400 pessoas por dia, número muito acima da capacidade para a qual foi planejada.

A situação pode ser ainda mais crítica do que a que foi até agora divulgada. Obtive conhecimento, através de uma fonte ligada à saúde municipal, que dezenas de óbitos em Quixadá estão sendo investigados com suspeita de terem como causa a chikungunya. A prefeitura já confirmou uma morte por chikungunya. O número de mortos, no entanto, pode chegar a mais de 30! Os óbitos são, principalmente, de idosos, que são pessoas mais frágeis e vulneráveis aos efeitos extremamente debilitantes da doença.

Ainda de acordo com esta fonte, “há um quadro preocupante de idosos com complicações em desenvolvimento. Algumas pessoas ficarão inválidas”. “A situação é gravíssima! Se um novo tipo de dengue adentrar o município, teremos um aumento exponencial de óbitos. A H1N1 está batendo em nossa porta. Temos uma grande população flutuante. O risco do vírus chegar aqui é enorme”, diz a fonte.

Esta autoridade de saúde quixadaense ainda diz que “banalizaram a chikungunya”. “Para boa parte das pessoas, esta é só mais uma doença da moda. E não é! Ainda não sabemos os desfechos dessa doença no Brasil”, é o alerta que a fonte dá.

Na semana passada, um bebê que morava na Avenida José Caetano morreu, supostamente em razão de dengue hemorrágica.

Também na semana passada, o médico  Ricardo Silveira esteve em audiência com o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, para solicitar socorro emergencial para a população de Quixadá. Uma das solicitações foi a imediata intervenção do exército no município. Um requerimento da Câmara Municipal também será enviado ao governo estadual com solicitação de socorro urgente.

Conforme esclareceu a fonte mencionada acima, a prefeitura de Quixadá já havia notificado o Governo Estadual da situação gravíssima no município. “Há emails, ofícios, requerimentos e outras ações de alerta ao Estado para provar que a prefeitura avisou há tempos sobre o que estava acontecendo e a ajuda de que tanto precisamos”, disse. “Na verdade, o próprio secretário já esteve aqui, lá no bairro Campo Novo, e pôde constatar de perto a real situação”, acrescenta. “É lamentável que estas solicitações, até agora, tenham sido desconsideradas”, diz, em tom de revolta, a mesma fonte.

Nesta segunda-feira (06) a 8ª Celúla Regional de Saúde promoverá em seu auditório, na sede em Quixadá, um seminário clínico, reunindo profissionais médicos, representantes do Hospital Eudásio Barroso, da Maternidade Jesus Maria e José, da Unidade de Pronto Atendimento, bem como da vigilância epidemiológica da prefeitura de Quixadá, para traçar estratégias de enfrentamento das arboviroses.

AUTORIDADES E POLÍTICOS, UM PEDIDO QUE FAÇO A VOCÊS

Honestamente, não posso crer que alguém em sã consciência ou com sinceras e corretas motivações, desaprove qualquer ação ou pedido de ajuda para os quixadaenses, venham este pedido e ação de onde vierem. Qualquer pensamento que se diferencie disto só pode ser chamado pelo que é de verdade: malvadeza, falta de vergonha e de humanidade. Aqui, (não sei se estão entendendo isso direito!) famílias estão perdendo entes queridos por falta de ações mais concretas contra o mosquito e as doenças das quais ele é vetor. Não seria melhor e menos hipócrita se, em vez de duvidar das ações uns dos outros, cada um de vocês fizessem as suas? Não seria mais eficiente e bom para todos somar esforços em vez de dividi-los? Por favor, abaixem as bandeiras e ajudem a salvar a vida da nossa gente.

________

1975109_895395303833674_3941638773056511380_nPor Gooldemberg Saraiva




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. NÃO TOMEM ISSO QUE OSIANA ESTÁ RECOMENDANDO!
    MACAXEIRA CRUA É VENENOSA!

  2. BOA TARDE,
    TIVE chikungunya, E O REMEDIO Q ME CUROU RAPIDAMENTE EM APENAS 24 HORAS , VOU PASSAR PARA QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM USAR E COMPROVAR, COMO VERDADEIRAMENTE FUNCIONA.

    1 PEDAÇO DE MACAXEIRA CRUA COM CASCA
    1 MAÇA
    1 COPO COM 200 ML DE AGUA
    PASSA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, COA E TOMAR 2 X AO DIA.

    DEPOIS Q TOMEI 2 DIAS SEGUIDOS, MINHAS JUNTAS E OSSOS PARARAM DE DOER E DESINCHARAM TOTALMENTE, PODEM FAZER SEM MEDO, PQ DAR CERTO MSM.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.