A Secretaria de Saúde de Quixadá está acompanhando um possível caso de microcefalia no município.
Uma gestante do Bairro Carrascal deverá fazer exames na próxima segunda-feira (18), no Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, para receber um diagnóstico completo. Só então será possível dizer se Quixadá entrou para a lista de municípios com casos registrados desde que começou a rápida proliferação da doença em meados do ano passado.
O estudo do possível caso de microcefalia foi confirmado ao Monólitos Post pela Secretária de Saúde, Angela Brenna Calixto, na manhã desta quarta-feira, 13.
O que é?
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.
O mosquito Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, o chikungunya e o vírus zika, é o principal suspeito para a explosão de casos da malformação craniana em fetos no Brasil.