A Prefeitura Municipal de Quixadá publicou no início da tarde desta sexta-feira, 18, uma nota de esclarecimento afirmando ter autorização do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal, para usar o maquinário do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, para fins diversos daqueles para os quais o equipamento foi destinado ao município.
“No dia 27 de novembro de 2015 a prefeitura recebeu resposta, assinada pelo Delegado Federal Francisco Sombra, autorizando o uso excepcional do maquinário, como tem sido feito. Assim, ressaltamos a completa lisura e correção do procedimento adotado em Quixadá com o maquinário do PAC”, afirma a nota do poder executivo quixadaense.
De acordo com a documentação tornada pública pela prefeitura, a solicitação para usar o equipamento do PAC na limpeza das ruas aconteceu depois do bloqueio das contas da prefeitura. Como resultado, a prefeitura deixou de pagar a empresa responsável pela limpeza pública. Vale ressaltar, porém, que antes do bloqueio judicial das contas, os pagamentos já estavam em atraso.
Apesar do uso do maquinário do PAC, é significativa a quantidade de lixo espalhado pelas ruas. Em alguns pontos, como na Rua Carlos Jereissati, esquina com a creche ABC, um terreno baldio se transformou rapidamente num depósito de lixo que junta moscas, mosquitos, animais de grande porte, ratos, baratas e outros, produzindo uma fedentina que incomoda bastante os cidadãos.
Seja lá como for, o que importa é manter nosso Quixadá limpinho!