Açude Pedras Brancas perdeu 1% do volume total nos últimos 30 dias; se não chover, colapso virá em 2016

- por
  • Compartilhe:
Captura de Tela (170)

Açude Pedras Brancas. (Foto de satélite do Google Maps)

É mais que preocupante a crise hídrica no Sertão Central do Ceará. Segundo o portal hidrológico do estado, o açude Pedras Brancas, em Quixadá, perdeu 1% do seu volume total apenas nos últimos 30 dias.

Em 14 de novembro estava com 14,75 do seu volume total. Em 14 de dezembro está com 13,71. (Verifique AQUI.)

O dado é bastante claro: caso a diminuição prossiga no mesmo ritmo – ou seja, 1% ao mês -, sem que haja reabastecimento por meio de eventuais chuvas, o colapso total do reservatório poderá acontecer já em 2016.

Isto é ainda mais provável, considerando que a adutora emergencial que levará água do reservatório para o município de Quixeramobim começará a funcionar no início do ano, conforme previsões do Governo do Estado, o que implicará numa redução ainda mais rápida do que a atual.

Curiosamente, no caso de o Pedras Brancas perder a capacidade de abastecimento, Quixadá ficará sem água primeiro que Quixeramobim, já que os equipamentos de extração do líquido para este último estão localizados na parte mais funda do reservatório.

Tudo isto mostra que os cidadãos do Sertão Central contam apenas com as chuvas para não entrarem numa situação de total desabastecimento, ou de abastecimento apenas por meio de poços profundos ou carros pipas.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.