Está marcada esta sexta-feira, 06, às 14 horas, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, uma audiência pública para debater a necessidade e a importância da construção e implantação de um Hospital Universitário no Maciço de Baturité.
O tema tem relação direta com o processo de implantação do curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), uma vez que este equipamento é pré-requisito para a viabilidade do curso.
O requerimento desta audiência pública, de autoria do deputado Bruno Pedrosa (do Partido Socialista Cristão – PSC), foi aprovado pela Comissão de Saúde. Já a Unilab será representada pela comissão de implantação do curso de Medicina, formada pelas professoras Emília Costa, Andrea Linard, Rafaella Pessoa e Auxiliadora Bezerra.
Hospital para o Maciço
O Maciço de Baturité é formado pelos municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreiras, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Palmácia, Redenção e Ocara.
“São treze municípios que ainda não dispõem de uma infraestrutura de um hospital de grande porte. Neste sentido, estamos realizando essa audiência pública para debater com os gestores da saúde do estado e dos treze municípios e com a população em geral a construção e implementação de um hospital que beneficie essa região”, defendeu Bruno Pedrosa.
Sobre a Unilab
A Unilab é uma instituição de educação superior que tem como proposta garantir uma sintonia com as demandas do Brasil e das demais nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A universidade possui como vocação a construção de vínculos estreitos com a realidade específica da região, mas tendo como perspectiva a Cooperação Internacional Solidária Sul-Sul.