Uma fonte não solicitada que se disse ligada ao Ministério da Educação, em Brasília, surpreendeu os editores do Monólitos Post, na tarde de ontem, quinta-feira, 29, ao revelar que uma importante autoridade do MEC, muito envolvida com os processos relativos à expansão e interiorização do ensino superior no Brasil, teria ficado bastante chateada, e até enfurecida, quando exposta a uma matéria deste site apontando para o comportamento audacioso do deputado federal José Guimarães, ao informar – mesmo antes da conclusão do processo de avaliação técnica promovido pelo MEC -, que o curso de medicina destinado ao Sertão Central do Ceará, estaria assegurado para o município de Quixeramobim.
Ainda de acordo com a comunicação recebida pelo Monólitos Post, a autoridade do MEC teria feito um telefonema e, durante ele, garantido ao interlocutor no outro lado da linha que, no caso específico do curso de medicina no Sertão Central cearense, as condições técnicas dos municípios envolvidos continuariam sendo o único critério definitivo. Ao desligar o celular, esta autoridade teria dito que ‘já havia problemas demais com os quais lidar’ e que ‘criar outros num momento como este é a coisa menos recomendável’.
Este episódio, conforme a comunicação recebida na tarde de ontem, teria ocorrido na última terça-feira, 27, um dia antes do início da visita dos avaliadores do MEC ao município de Quixadá.
Dada a natureza atípica de como esta informação foi obtida, o Monólitos Post não iria publicá-la. De fato, isto não havia sido feito até agora. Mas algo mudou repentinamente.
Por coincidência, ou não, na tarde de hoje os principais veículos de comunicação do Ceará publicaram uma declaração do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, afirmando que fecharia o único hospital do município caso o Governo Estadual não o ajudasse a mantê-lo.
Vale ressaltar que, até poucos dias atrás – entre os dias 14 a 16 deste mês -, a prefeitura de Quixeramobim recebeu a visita dos avaliadores do MEC para a inspeção das estruturas de saúde com vistas à instalação do curso de medicina. O município foi apresentado como o mais apropriado para receber o empreendimento, e as estruturas de saúde praticamente ideais para o funcionamento do curso de medicina. Estranhamente, numa atitude que está sendo interpretada como “jogar a toalha”, Cirilo leva ao conhecimento público que o município não tem condições sequer de manter o hospital que possui.
Até que ponto estes eventos estão interligados e até que ponto a matéria deste site contribuiu para uma reversão de cenários, cabe a cada um avaliar. Os editores do Monólitos Post resolveram que seria importante levar estas informações ao conhecimento de seus leitores com um único propósito: mostrar que uma imprensa atuante, questionadora, firme na defesa dos interesses públicos e das boas práticas de governança, pode, deveras, fazer muita diferença para a comunidade onde atua, mesmo num assunto que, à primeira vista, pareça estar longe do seu alcance.
Fica mais que evidenciado o mau que faz uma imprensa a serviço do poder.Uma semana atrás as rádios so falavam do quanto a prefeitura tinha investido no hospital Dr Pontes Neto e da equipe do mec que tinha saído de Quixeramobim muito feliz do que viu.Resultado é um balde de água bem fria no lombo de muitos da imprensa Quixeramobinense.Eu sou Radialista em Quixeramobim e fico envergonhado dessa situação,no momento estou sem prefixo por opção minha,pois não faço rádio para agradar quem está no poder,pois meu compromisso é com quem me ouve a onde eu estiver.São cinco rádios que tiram do povo o poder de questionar o que tá errado em nosso municipio.Onde estava a imprensa que não questionou a compra dos salgadinhos,pois bem tivemos a coragem de mostrar para o Ceará e o Brasil essa pouca vergonha…A bola da vez agora é o SAAE de Quixeramobim…Vocês sabem quanto foi gasto de vale refeição?Quanto a secretaria de educação gastou com salgadinho em fevereiro desse ano?Eu prefiro está fora,a ter que me calar com esses absurdos que acontece na cidade de Quixeramobim…Pode ter certeza que esses assuntos vão ganhar destaque nacional mais uma vez,sem precisar do rádio Quixeramobinenese que só encobre as pedaladas dessa administração.