Quixadá: Cidade Universitária

- por
  • Compartilhe:
collage

Faculdade Cisne, FECLESC, IFCE e FCRS, em Quixadá.

Por Cristiano Goés

Quando terminei o 2o. Grau no Colégio Estadual, o quadro em termos de cursos universitários em Quixadá era inexistente. A FECLESC estava com o vestibular suspenso devido a não regularização de seus cursos. Como havia passado no concurso do Banco do Brasil e tido a sorte de assumir em minha cidade, fiquei sem possibilidade de buscar a universidade. Cursar escolas técnicas era outra improbabilidade, afinal a única existente no Ceará situava-se em Fortaleza.

Depois de algum tempo, aconteceu o reconhecimento dos cursos da Feclesc (Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central) e eu pude fazer o vestibular, ingressando no curso de história. Era o ano de 1988. A primogênita luta pela universidade em Quixadá, e que foi construída por muitas mãos, abriria espaço para dentro de alguns anos tornar a “terra dos monólitos” em uma verdadeira “cidade universitária”. Em princípio, a pioneira faculdade iniciou com os cursos de Pedagogia, História e Ciências. E muito conhecimento foi difundido pelo sertão, ao longo desses anos.

No ano de 2004 foi criada a Faculdade Católica Rainha do Sertão pelo empreendedor Dom Adelio Tomazin. Uma profusão de cursos e estudantes inundou a cidade de Quixadá. Aconteceram impactos, a partir daí, que mexeram com a estrutura da cidade principalmente em sua economia. A verticalização da cidade, a aceleração das atividades da construção civil, o surgimento de novas atividades empresariais, demonstram este fato. A cidade de Quixadá começava a se acostumar a ser uma cidade universitária.

Depois tivemos a conquista do Campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (antiga Escola Técnica/CEFET). Para esta conquista, a cidade teve que enfrentar uma competição técnica e política. Fui um dos que participou desta luta. Coordenei a elaboração dos dois projetos. Entre idas e muitas vindas conseguiu-se a cessão dos terrenos da União na área do Açude Cedro e os cursos começaram a funcionar no antigo prédio da Epace, reformado para este intento pela Prefeitura de Quixadá. A inauguração sob os acordes do sanfoneiro quixadaense Adelson Viana, a dança dos Irmãos Aniceto e a melodia do hino de Quixadá entoado pela nossa Banda de Música, celebraram mais uma importante conquista para sua consolidação como cidade universitária; afinal, chegávamos a quatro instituições de renomada importância.

Praticamente uma década depois da implantação da Faculdade Católica, Dom Adélio Tomazin, liderando um grupo de empresários, entrega à cidade de Quixadá uma nova instituição focada no ensino superior tecnológico: Faculdade Cisne. Tive o privilégio de estar presente neste momento histórico. Dom Adélio, a cidade de Quixadá lhe deve muitas reverências de agradecimento.

Quixadá incorpora em seu nome, além da terra dos monólitos, de Rachel de Queiroz, do Cego Aderaldo, da aparição dos Ovnis e do voo livre, o título de cidade universitária. Parabéns a todos que construíram esta história.

_____

Extraído do Blog do Cristiano Goés




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – CRISTIANO ESQUECEU DE MENCIONAR O MAIS NOVO EMPREENDIMENTO QUE IRA JUNTAR-SE AOS GRANDES FEITOS DE DOM ADELIO, CIRO E CIA. . . O HEDAM, HOSP ESPEC DR ANT. MAGALHAES; QUE PELO QUE PUDE OUVIR DOS INVESTIDORES-REALIZADORES SERA A CEREJA DO BOLO, E, DA REDENCAO DA TERRA DOS MONOLITOS , DO SERT. CENTRAL, DO CEARA, E, POR QUE NAO DESTE NOSSO SOFRIDO NORDESTE ?!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.