Homem forte do PT no Ceará, Guimarães volta a garantir que Curso de Medicina irá para Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:
Guimarães

Guimarães volta a garantir que Curso de Medicina será instalado em Quixeramobim.

Homem forte do PT no Ceará, o Deputado José Guimarães, que é também líder do Governo Dilma na Câmara Federal, voltou a se manifestar publicamente afirmando sem rodeios que o Curso de Medicina será instalado no Sertão Central no município de Quixeramobim.

Guimarães concedeu entrevista à Rádio Campo Maior, na tarde da última sexta-feira, 23, e chegou até mesmo a dizer que os avaliadores do MEC saíram de Quixeramobim empolgados para instalar ali o curso. A visita técnica ocorreu em Quixeramobim entre os dias 14 a 16 deste mês de outubro.

A declaração do petista desagrada aos quixadaenses, uma vez que não parece correto dar alguma garantia acerca da destinação do curso no Sertão Central, já que Quixadá também está no páreo e ainda não recebeu a visita dos avaliadores, que ocorrerá nos próximos dias 28 a 30.

Com suas declarações diretas e confiantes, atropelando todo o processo de avaliação das estruturas de saúde dos municípios, Guimarães faz parecer que a decisão final será meramente política, e que o PT já determinou que o curso será instalado em Quixeramobim.

Consequentemente, o deputado põe em dúvida a seriedade do Ministério da Educação que, deste modo, estaria distribuindo cursos de medicina não segundo critérios técnicos, mas para atender a vontade de políticos ansiosos de agradar seus currais eleitorais. Para além disto, desrespeita os próprios avaliadores que, pelo critério dele, viriam a Quixadá apenas para cumprir agenda legal, numa espécie de teatro. Os profissionais avaliadores certamente não merecem isto.

O presidente do diretório do PT em Quixadá, Ilário Marques, apesar de se manifestar publicamente a favor do curso em Quixadá, é aliado interno de Guimarães no partido e, conforme muitos avaliam, já conhece a determinação do governo do PT de estabelecer o curso fora da terra de Rachel de Queiroz.

Comportamento passivo na defesa da instalação do curso de medicina em Quixadá também exibe outro petista de destaque, o Governador Camilo Santana. Este, apesar de ter prometido em palanque de campanha lutar pela instalação do curso em Quixadá, até agora não moveu um dedo sequer nesta direção. Nem mesmo recebeu a comissão de Quixadá que tentou visitá-lo no Palácio da Abolição. Aliados de Camilo agora adotam o discurso de que, depois do curso ir para Quixeramobim, outro em universidade pública será tentado para Quixadá.

Nesta semana, a prefeitura de Quixadá promove adesivaços nas principais ruas da cidade e mobiliza a população em torno da reivindicação. Os diversos grupos políticos de Quixadá estão também empenhados em mostrar que o município tem todas as condições para receber o empreendimento estratégico. Difícil, de todo modo, é vencer a máquina petista nas mãos de Guimarães, que se sente muito à vontade para declarar enterrado o sonho quixadaense.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. FIQUEM ATENTO, A SEFAZ VAI PARA QUIXERAMOBIM TAMBÉM

  2. Amigo Well certo que ele é natural de Quixeramobim,no entanto ele devia ficar neutro pois ele foi muito bem votado em Quixadá.

  3. – estamos todos a esquecer de um detalhe; este curso de medicina, sera eminentemente privado, pois o desgoverno federal(DILMANTA-MEC), nao dispoe de recursos financeiros no momento, nem para turbinar o fies, que dira para implantar cursos de excelencia, se o que faz a cada dia e minguar os recursos das universidades publicas ?!. entao este ze(cueca) guimaraes, esta tao somente a arrotar poder e competencia, que definitivamente nao os tem.
    ps- este daputado, e conhecido entre os cobras da camara como jose(bobo-da-corte) guimaraes, junto com seu colega nao menos folclorico, siba machado !!

  4. OK Ricardo, mesmo que Quixadá tenha entrado na disputa através de medida judicial, isso não importa, ela está na briga, fato. A outra questão é a que você se referiu as instituições, veja bem, os critérios técnicos leva em consideração, leitos , hospitais…….. e as instituições de ensino superior dentre outros fatos os quais Quixadá tem mais que a sua concorrente, se for somente por isso, e, na minha opinião esses são os critérios relevantes para o caso, porém qdo citei falta de força política, é que na terra da galinha choca não temos bons representantes caso seja necessário uma intervenção nesse processo seletivo, pois, conversas ainda ocultas para o público em geral é que o político em questão desta matéria teria força para garantir a ida da da uldade de medicina para Quixeramobim independentemente de qualquer critério.

  5. Façam muitas promessas com o santo de Quixada (ADÉLIO )kkk . Só um milagre mesmo.

  6. A força politica de QUIXERAMOBIM e´ incontestavel.GUIMARAES,filho natural de Quixeramobim.O pai do governador CAMILO tem parentes residentes em Quixeramobim.E LUIZ GIRAO e´ casado com uma Quixeramobinense.Por falar em Luiz Girao ,foi devido seu comentario numa rede social ,na qual ele falava da faculdade de medicina ir para QUIXERAMOBIM ,que fez com quer alguns Quixadaenses ficasem sabendo…com a vinda da faculdade muitas obras ja ´ estao sendo executadas:CE ,que liga Quixeramobim a Senador Pompeu,duplicaçao da ponte do bairro maravilha,nova entrada da cidade,CEASA regional ,UPA ,etc…Quixeramobim conta com politicos que estao sempre procurando recursos para fortalecer a cidade.

  7. Enquanto o Guimarães canta em verso e prosa que o curso vai pra Quixeramobim, “nossos” representantes, como Rachel Marques e Osmar Baquit estão caladinhos, caladinhos. POr que será?

  8. Quixadá esquece que nem selecionada foi para receber o curso de Medicina e que a mesma não atende aos critérios do Ministério da Educação e nem do Ministério da Saúde. Acontece que , depois de muita, digamos, “peleja” e insistência de alguns, foi que, pra não causar maiores transtornos e problemas ante a ciumeira que se instalou nesse Município, Quixadá praticamente “se escolheu” para competir ao Curso, quase que à força, pois, desde então, as únicas cidades do Ceará que foram anteriormente selecionadas para possivelmente ganhar o Curso de Medicina foram, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. Contra fatos não há argumentos. Quixadá apenas está recebendo o que vem plantando. NADA!

  9. voces deveriam ser mais claros e dizer que os dois deputados de Quixada nao mexem uma palha pra ajudar nossa cidade e trazer o curso de medicina, eles estao mais preocupados em derrubar o prefeito e colocar o vereador Duda e Ci, cada um ficaria seis meses no poder e dividirao a prefeitura em varios lotes.

  10. Primeiro que Quixadá não entrou por critério e sim por uma ação judicial, sendo que Quixadá não entrou na pre-seleção.

    Segundo, a infraestrutura de faculdade de Quixadá não garante nada, até porque haverá edital para saber qual instituição irá ministrar o curso.

    Terceiro, politicamente não dá pra gente discutir….

    Então, só resta esperar pra outra oportunidade…..

  11. Concordo plenamente com a matéria. Essa decisão deveria ser inclusive tomada logo e levar esse curso pra Quixeramobim. Quixadá não tem força política hoje, essa é a grande verdade. Esperem. Alguma coisa absurdas esses técnicos irão alegar, desclassificaram Quixadá, as merdas, repito, AS MERDAS, que tem rabo preso ou não se importam realmente com o nosso povo se omitirao e enfim o curso de medicina vai pra la. Esse é o dramático e chato enredo desse história.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.