A prefeitura de Quixadá solicitou a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) uma vistoria na Feira dos Animais para comprovar as obras de reforma realizadas no local.
A feira havia sido interditada pela Adagri na última semana de agosto por razões sanitárias e de segurança. A Guia de Transporte Animal – documento que autoriza e regulariza o transporte dos bichos nas vias estaduais -, também havia sido suspensa.
A vistoria dos fiscais da Adagri foi feita na manhã desta sexta-feira, 25. No Auto de Desinterdição, assinado por Douglas Carpegiany Castro Silva, Supervisor Regional da Adagri, é apontado o seguinte: ” A estrutura física do recinto foi reformada de forma a garantir a contenção segura dos animais, assim como a segurança do público visitante.”
De acordo com o Secretário do Departamento de Bens e Serviços Públicos, Eleri Matuto, a reabertura da feira está prevista para a próxima quarta-feira, dia 30.
Já o Diretor da Adagri, Dr. Francisco Augusto de Souza Junior, confirmou ter enviado uma equipe de fiscais, mas disse que a liberação só ocorrerá depois que a Adagri analisar os relatórios gerados pelos fiscais.
A interdição da feira foi polêmica. Muitos avaliaram a medida como de cunho político, apenas para prejudicar a gestão municipal. O Secretário Estadual de Aquicultura e Pesca, Osmar Baquit – a quem a Adagri está subordinada -, negou essa versão. Resta saber se o Diretor Presidente da Adagri irá aprovar o relatório dos seus fiscais ou se continuará mantendo uma interdição que vem prejudicando sobremaneira os agricultores e negociadores mais humildes do Sertão Central.