Após ser golpeado por um touro na feira de animais em Quixadá, idoso é transferido para Fortaleza

- por
  • Compartilhe:

IMG-20150812-WA0009[1]

Curral de onde o touro que atingiu Chico do Detran fugiu, na feira dos bichos, em quixadá. (Foto: Everardo Gomes)

Francisco Francílio de Lima, 69 anos, mais conhecido como Chico do Detran, trabalha com transporte de animais para a feira de Quixadá, no Sertão Central do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 12, ele foi seriamente machucado por um touro, animal de grande porte, que se soltou de um dos currais localizados nas instalações da feira dos bichos, neste município.

De acordo com informações colhidas entre os feirantes pelo repórter Everardo Gomes, era por volta das 8 horas quando o animal pulou uma das cercas do curral onde havia sido aprisionado e saiu, aos pulos e correndo, assustando muito as pessoas que se encontravam no local.

Francílio tentou capturar o animal, porém, não teve êxito. Ele acabou sendo golpeado e caiu. Na queda, bateu a cabeça contra o fio de pedra, sofrendo um corte muito profundo.

Inicialmente, o homem ferido foi levado para a UPA do município e, depois, transferido para o Hospital Eudásio Barroso. O médico plantonista avaliou a gravidade e achou necessário enviar Francílio para o Instituto Dr. José frota, em Fortaleza.

Um dos nossos editores, Gooldemberg Saraiva, conversou com o Dr. Francisco Augusto de Souza Junior, Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) sobre o episódio. A Adagri é responsável pela fiscalização sanitária de todos os locais no Ceará onde funcionam feiras de animais ou exposições de bichos e pode, inclusive, impedir o funcionamento de estruturas que não sejam adequadas para tais finalidades.

Augusto de Souza revelou que há mais de um ano a prefeitura de Quixadá celebrou convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado para promover a reforma da feira dos animais no município. Não soube, porém, precisar o valor exato e afirmou que sua agência não é a responsável pela fiscalização da execução do valor conveniado.

O diretor também disse que aguarda um relatório completo de sua equipe em Quixadá para que a Adagri possa se manifestar sobre o acidente.

O curral de onde o touro que atingiu Francílio de Lima fugiu, como se pode ver na foto no topo, não parece estar em condições de receber animais de grande porte e, consequentemente, de garantir a segurança das pessoas presentes à feira.

Contatada pelo Monólitos Post, a Prefeitura de Quixadá explicou que em 18 de novembro de 2013 foi firmado um Termo de Ajuste com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado. Neste termo, há a menção do uso para reforma da feira dos animais do valor de R$ 113.797,42. A prefeitura ficou de fornecer posteriormente mais informações sobre este termo e sobre a execução do valor citado.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. – CONHECO CHICO DO DETRAN, DESDE 1975. . . NAO SABIA QUE O MESMO TAMBEM PEGAVA TOURO A UNHA, A UNICA ARMA QUE O VI USAR, E UM LAPIS PARA LAVRAR CHASSI DE VEICULOS; QUE SE RECUPERE E VOLTE AO SEU OFICIO ORIGINAL, FORCA MEU AMIGO !!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.