O presidente da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, afirmou, na manhã desta quinta-feira (6), que as condições meteorológicas do ano de 2016 podem ser tão severas quanto as sentidas em 1998, ano em que a região Nordeste foi atingida por uma das maiores secas da história, registrando apenas 270 milímetros de precipitações.
“O aquecimento do Oceano Pacífico tem persistido em alta, o que afeta diretamente o El Niño. E essa tendência de aquecimento acende a nossa luz vermelha, de alerta, porque vemos que o movimento está muito parecido com o 1997, e já existem alguns comunicados de institutos como a NASA, por exemplo, apontando que esse El Niño pode superar o de 1997, que gerou em 1998 uma seca extrema aqui no Ceará”, explicou Eduardo Martins.
Conforme o gestor da Funceme explicou, ainda é cedo para dar previsões concretas, mas as projeções mostram que a situação das chuvas pode ficar bastante complicada no Estado. (Com informações do Diário do Nordeste)
Cruz credo !!! Deus, em nome de Jesus Cristo, dai-nos ótimos invernos todos os anos que hão de vir. Amém !!!