Os agentes de endemias do município de Quixadá, no Sertão Central do Estado, estão atuando novamente no combate aos mosquitos transmissores de várias doenças.
Nas últimas semanas, aumentou substancialmente neste município o número de casos da chamada Febre Chikungunya, o que tem preocupado as autoridades de saúde.
Para além do trabalho que está sendo realizado pelos agentes de endemias, tem chamado atenção da população o estado das fardas utilizadas pelos trabalhadores. De tão precárias, muitos as estão comparando com as roupas do boneco Judas, tradicionalmente queimado durante a Semana Santa.
Calças, blusas, bolsas e botas furadas e rasgadas se juntam à falta de equipamentos básicos para o trabalho da classe, que também sofre com atrasos salariais. A farda dos agentes já teria oito anos de idade. Os panos velhos não servem nem pra pano de chão.
“Não estamos vendo nenhuma melhoria neste município. O prefeito ainda não disse a que veio”, comentou sobre o assunto o ex-vereador Tefa Gomes que, recentemente, anunciou seu desejo de se desfiliar do Partido dos Trabalhadores.