Ministério da Saúde destina mais R$ 8 milhões para UPAs do Ceará

- por
  • Compartilhe:

O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 8 milhões para custear cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no Ceará.

Com a publicação da portaria 617/2015, esse valor passa a ser enviado anualmente para a Secretaria Municipal de Saúde manter, junto com recursos próprios, o funcionamento do serviço.

As unidades estão localizadas em Aracoiaba (porte I), Canindé (porte I), Itapipoca (porte II), Pentecoste (porte I) e Russas (porte I).

As UPAs são habilitadas pelo Ministério da Saúde após entrarem em funcionamento e qualificadas quando conseguem cumprir uma série de critérios para garantir maior qualidade dos serviços prestados, como o desenvolvimento de atividades de educação permanente para os profissionais e implantação de protocolos de atendimento clínico e classificação de risco.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam abertas 24 horas e servem como um intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Estão equipadas para socorrer pessoas com problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e outras ocorrências de média complexidade, evitando que estes pacientes sejam encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

Nas UPAs, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas. Se necessário, a pessoa será encaminhada a um hospital de referência.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.