A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ibaretama, no Sertão Central, ocorrida na última sexta-feira, 12, virou alvo de piadas entre populares. Ocorre que a candidata à presidência que obteve menos votos acabou sendo declarada vencedora do pleito. O caso é inusitado e sem precedentes conhecidos no Estado do Ceará.
Muitos cidadãos estão manifestando sua indignação pelos resultados da sessão de forma bem humorada. Alguns classificam-na como eleição Tele Sena: quem faz menos pontos também ganha. Trata-se de uma referência ao famoso título de capitalização patrocinado originalmente pelo empresário Silvio Santos, do SBT.
Entre gargalhadas, um cidadão comentou com membros do Sistema Monólitos: “Essa eleição, meu filho, foi igual colocar comida pra pinto. Só que em vez de jogar o milho no chão, enfiaram o braço na goela do bicho.”
Os resultados da eleição estão sendo questionados na Justiça.
MATÉRIA RELACIONADA: Vereadora que obteve menos votos assume presidência da Câmara de Ibaretama; caso vai parar na Justiça
Não há impedimento algum no que diz respeito às candidaturas à Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Ibaretama, que foram impugnadas pela ex-presidente Tereza Carla de Freitas com anulação de seus votos.
A vereadora Elis Regina Nogueira da Silva é, legalmente, a eleita ao cargo de Presidente daquela casa legislativa municipal.
Impedir que a mesma assumisse o cargo é um desrespeito à Constituição Federal e as demais normas pertinentes ao Poder Legislativo.
A Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Ibaretama ficou formada por apenas uma pessoa no cargo de presidente e os outros estão vagos. Trata-se de um órgão colegiado e, desta forma, referido órgão torna-se inoperante.
A derrota faz parte da vida de competidores e, de igual moda, a vitória.
Não resta a menor dúvida que a Justiça irá garantir à vereadora Elis Regina Nogueira da Silva o assento na Presidência do legislativo de Ibaretama.
Dr. Valdecio Alves
Advogado OAB/CE 4026