O prefeito Cirilo Pimenta confirmou a informação que foi publicada pelo Monólitos Post e que repercutiu em diversos meios de comunicação do Estado. Uma adutora será instalada no açude Pedras Brancas para abastecer o município de Quixeramobim.
MATÉRIA RELACIONADA: Água para o Hospital Regional localizado em Quixeramobim poderá sair de Quixadá
A obra, ainda em fase de estudos, deverá custar em torno de R$ 20 milhões e, segundo Cirilo, o sistema de adução deverá estar concluído até dezembro deste ano. Serão 49Km de dutos.
A preocupação do chefe do executivo de Quixeramobim está relacionada ao Hospital Regional do Estado, com o início de suas atividades previstas para setembro. Temendo a possibilidade do açude Fogareiro atingir seu volume morto antes do fim do ano, Cirilo articulou para que a adutora fosse construída ligando o Pedras Brancas ao principal reservatório do município que ele administra.
Atualmente, o Pedras Brancas está com menos de um quarto de sua capacidade de armazenamento e a transferência de água para o município vizinho já preocupa os quixadaenses, que temem um período prolongado de estiagem e a necessidade de racionamento. Apesar disso, o coordenador do Núcleo Técnico da Cogerh na Sub-bacia do Banabuiú, Luiz Cesar Pimentel, já confirmou a deliberação da adutora.
Em Quixadá, a obra tem repercutido bastante, e muitos a veem como símbolo da fraqueza política dos atuais representantes do município. Osmar Baquit e Rachel Marques são parlamentares que compõem a base de apoio ao governador Cid Gomes, porém, na visão de alguns, não parecem capazes de suplantar o projeto de Cirilo que, como muitos tem apontado, ameaça a segurança hídrica de Quixadá.
Cirilo Pimenta, por sua vez, afirma que a obra pode acabar beneficiando os dois municípios. “Como o Açude Fogareiro costuma ser o primeiro da região a sangrar, quando as chuvas chegam, a adutora poderá funcionar em ordem inversa”, afirma ele.
E tem mais, o Quixeramobim também vai levar a galinha choca, a pedra do cruzeiro, o açude cedro etc.
O jeito que tem é pedir para Deus fazer o milagre de chover muito aqui na região e que haja também o milagre de os políticos de Quixeramobim e de Quixadá trabalhem para que seja realmente sanado estes problemas seculares, tais como falta de água, pobreza extrema, corrupção, escravidão das pessoas. Eu já sei em quem não votar, pois é muito fácil saber que é que faz mesmo e aqueles que fazem muito, muito só e somente para a família deles e os puxa sacos deles.
e mais quando foi pra vin do piraribu para o cedro eles
forao contra