Um verdadeiro exemplo de descaso com o dinheiro público! Esse é o retrato de uma creche abandonada no município de Quixadá, no sertão central cearense.
Na administração anterior, sob a chefia de Rômulo Carneiro, a prefeitura concluiu a parte principal de uma creche grande e moderna, localizada no Bairro Lagoa, na qual centenas de crianças teriam onde estudar e brincar, porém, não foi bem isso que o que aconteceu. O equipamento educativo está há vários anos sem funcionar, completamente abandonado, com esgoto a céu aberto e mato por todos os lados. Em vez de crianças estudando, usuários de drogas utilizam as dependências, que também é muitas vezes usada como motel até por adolescentes.
Os moradores da área, que antes acreditavam que seriam beneficiados com esse moderno prédio, já não acreditam mais que um dia poderão ver a creche funcionando.
Em entrevista ao Sistema Monólitos, uma moradora disse que “a situação dos vizinhos é péssima, no início ninguém aguenta ficar no local com tantos insetos, é muriçoca e mosquitos, e ainda ratos, pois aquilo lá é uma fossa a céu aberto.”
Ela também acrescenta: “Além disso, paguei meu IPTU no mês passado, foi R$ 200,00”. Apesar da cidadã ter efetuado o pagamento desse valor alto, nossa equipe verificou que no local não tem esgotamento sanitário e nem mesmo calçamento.
Os moradores temem que se a creche vier a funcionar as crianças caiam dentro do esgoto, que fica a menos de 10 metros da entrada principal da creche.
Em tom de deboche, uma moradora disse não acreditar numa solução para o problema e brinca: “Eles dizem que a verba vem, mas eu acho que a verba ta passeando por ai, acho que foi para a copa e ainda não voltou”.
A construção do equipamento educativo foi uma das primeiras ordens de serviço assinadas pelo ex-prefeito Rômulo Carneiro e contou com investimentos federais na ordem de R$ 1.047.699,00. Dinheiro público jogado no lixo! A atual gestão municipal, sob o comando do prefeito João Hudson Bezerra, ainda não foi capaz de colocar o equipamento para funcionar.
VEJA GALERIA DE FOTOS DO LOCAL: (Clique para ampliar)