O desmoronamento de uma casa, localizada no Assentamento Vale das Pedras, em Quixadá, por pouco não causou uma grande tragédia.
Era por volta de 14 horas, na tarde deste domingo, 29, quando o sinistro aconteceu. José Monteiro do Nascimento, 58 anos, mora com sua família de sete pessoas na casa que desabou. A família dele faz parte das centenas que residem no mesmo local. Incrivelmente, ninguém ficou ferido.
O repórter Washington Luíz, o Caveirão, acompanhou os primeiros momentos após o desabamento e entrevistou o chefe de família, que lhe disse: “Moro no casebre há três anos, não quero nem pensar na possibilidade de ter acontecido algo pior.”
Ele ainda teme que outro desabamento aconteça. Em outro vão da casa a estrutura é singela, só com paus e varas; o peso das telhas é grande e o proprietário teme que o resto da casa possa cair também. “Mas ir pra onde? Não tenho para onde ir, assim como o restante desse povo”, lamenta seu José.
Além da casa dele, outras casas no mesmo local estão em risco de desabar. Há um bom número de crianças no assentamento. As famílias vivem sem nenhuma estrutura de saneamento. Não há rede de esgoto nem fornecimento de água.
Todos os moradores do assentamento são inscritos no programa federal Minha Casa, Minha Vida, e deverão ser beneficiados quando mais de 1.400 casas populares forem construídas em Quixadá.
Veja mais fotos:
no carrascal-02 também é desse jeito, não tem saneamento.