A Câmara Municipal de Quixadá rejeitou nesta quinta-feira, 24, requerimento do vereador Higo Carlos que solicitava intervenção do Governador Cid Gomes na Prefeitura de Quixadá. Para o parlamentar, a gravíssima crise de saúde instalada no município justificaria o pedido de intervenção estadual. Embora oito vereadores tenham votado a favor do requerimento, os nove votos necessários para aprovação do pedido não foram alcançados.
Sete vereadores tiveram participação decisiva e enterraram de vez o pedido de intervenção.
A relatora da CPI da Saúde, Ivana Magalhães, alegou que o requerimento não estava bem fundamentado juridicamente. Segundo ela, a assessoria jurídica da Câmara teria assegurado que o requerimento não serviria de nada. Ela propôs que Higo Carlos fizesse alterações, mas o parlamentar garantiu que seu pedido observava os requisitos legais para aprovação. Ivana preferiu não arriscar que Higo Carlos estivesse certo e votou contra. “Ela é enfermeira, já foi diretora do Hospital Eudásio Barroso, é atualmente relatora da CPI da Saúde, conhece bem a crise instalada na área, mas resolveu favorecer sua relação com o poder executivo”, comentou uma fonte deste site ligada à Câmara Municipal.
Os dois vereadores da Juatama, Distrito de Quixadá, também foram decisivos para se chegar ao resultado final pela desaprovação do pedido de intervenção. Louro da Juatama, por exemplo, alegou que uma equipe deveria primeiro estudar a situação da saúde no município para dar melhores bases ao pedido de intervenção. A colocação pareceu contraditória, já que ele também admitiu que a saúde em Quixadá precisa melhorar muito. Na tentativa de minimizar a situação, Louro discursou da tribuna afirmando que a saúde pública está em crise em todo o Brasil e que, assim, não é algo restrito a Quixadá. Ouviu do vereador Luiz do Hospital que há também no Brasil cidades em que as coisas funcionam, mas onde não há compromisso com o povo nada pode dar certo. Mesmo assim, Louro da Juatama votou contra a intervenção.
José Rogério nem sequer chegou a fundamentar seu voto. Pegou o microfone e decretou: “Voto contra!”
Audênio Moraes, que também foi eleito com votos da Juatama, contribuiu para a desaprovação do requerimento já que, embora seja líder do governo na Câmara, faltou à sessão que votou o pedido. Caso ele tivesse comparecido e votado a favor, o requerimento teria sido aprovado. A presença dele teria feito toda a diferença.
Laércio Oliveira, presidente da CPI da Saúde, também contribuiu para o resultado. Ele faltou à sessão. A posição dele e de Ivana Magalhães abala seriamente a credibilidade da CPI da Saúde. “Se não aprovaram o pedido de intervenção temporária, imagina o que devemos esperar da CPI”, comentou um internauta.
Dos membros da CPI da Saúde, apenas Luiz do Hospital votou a favor do pedido de intervenção.
José Evaristo, parlamentar que até o final do ano passado cobrava insistentemente da gestão municipal, também faltou à sessão. Atualmente ele se coloca como membro da base de apoio ao prefeito João Hudson. Chegou a dizer, em entrevista dada à rádio Monólitos, que apoiar a gestão era uma maneira de conseguir alguns benefícios para o distrito de onde ele obtém votos.
Carlos Eduardo (Dudu), vice-presidente da Câmara, também da base de apoio ao prefeito João Hudson, faltou à sessão. O voto dele também poderia ter feito a diferença.
Adriana Severo está de licença médica e não estava na sessão.
CASO ATÍPICO: Ivanildo Bacurim, mesmo assumindo ser membro da base de apoio ao Prefeito, soube se colocar em sintonia com a população e votou a favor do requerimento.
MAIS MOTIVO PARA PROTESTO: A ausência de sintonia da Câmara Municipal com os anseios da população, verificada no episódio da rejeição do requerimento, deverá entrar na lista dos motivos que levarão populares a protestar no dia 1º de maio. O vereador Kelton Dantas, que votou a favor do pedido de intervenção, foi claro ao dizer: “Essa Câmara passa a assumir a responsabilidade pelo caos na saúde de Quixadá ao rejeitar esse importante requerimento.”
TAAAAAAAAAA NA HORA DE SE APRENDER A VOTARRRRRRRR
Pobre Quixadá
é lamentável que nossa cidade se transformou em um palco de Palhaçada, uma prefeitura que não sabe o que o povo quer, uma câmara que não deixa o povo falar, um e outros vereadores que não sabem se Quixadá recebe algum dinheiro do Governo Federal, outros que não enxerga que a saúde não presta neste município. acho que estes tais não são legítimos representantes do povo, mas sim atores bem preparados para enganar o espectador, pobre Cidadão “XADAENSE”, “UM GRANDE CIRCO MONTADO” uma plateia anestesiada, um chicote que açoita os revolucionários, uma ação a ser executada, um momento a conquista avanços, “UM GRANDE 1º DE MAIO” eu, como cidadão não “XADAENSE”, Mas Quixadaense, eu estarei lá. #caminhadapelasruas deQuixadáeuvou!# depos de tudo isso só nos resta é caminhá. vamos às ruas. 1º de Maio.
QUE VERGONHA, QUE IMORALIDADE É ESSA QUE ACONTECE, NUNCA SE VIU COISA TAM HORRÍVEL NA POLÍTICA DO QUIXADÁ, ACHO QUE VOU ME MUDAR TEMPORARIAMENTE.
É lamentável que esse dois que se dizem ser representantes de um distrito que outrora tinha saúde,educação e hoje eles se passam de traidores dos anseios da populaçao,são meros mercadores do descasos que se encontra o nossos municipio,cúmplices dos desmandos ,pois se prestão a ser capachos do prefeito contra a população que para qual foram eleitos para representa los,e vejo que representação,nas proximas eleições lhe daremos o trocos de serem contras os anseios de um povo aguardem seus trairas,[editado] ….não ha obrigação com aquela gente,mas o Audenio,cara tinha estoria dentro daquele distrito e agora jogou na lama ,toda uma trajetoria ….lametavel!!
Que feio heim senhores vereadores, perderam a oportunidade de demonstrar ao seu povo , que vocês tem compromisso com seus eleitores e não com a política suja que ronda por aí também…
Esses Vereadores e esse povo que desejam a Estado intervenção do Estado na saúde de Quixadá, devem estarem malucos. Primeiro, pergunto: O Estado cuida da saúde de alguém? Se cuida mim mostre qual Hospital do Estado cuida com dignidade os pacientes? Exemplo claro, que todos sabem: A UPA é uma assistência médica do Estado. Estar funcionando bem? A Policlínica é uma unidade do Estado. Estar funcionando a contento? Segundo fui informado, já após quase um ano que foi inaugurada, realizou agora no dia 22/04/2014, a primeira tumográfia computadorizada. Então, por essas e outras, sei que o município não vem bem em matéria de saúde, agora entregar a saúde ao Estado ou a União. é trocar 6 por meia dúzia. Acorda povo. Esse mungango não é nada mais do que os PTralhas querendo dar um golpe, o alvo principal é João e, não a saude.
De todos, os mais interessados nesta intervenção deveriam ser os membros da CPI. Pois, com a intervenção eles poderiam fazer uma investigação mais detalhada, sem que tivesse gente disposta a atrapalhar as mesmas. Mas o presidente, e principalmente, a relatora votaram contra. O QUE ESPERAR DESSA CPI MEU QUIXADÁ?!!
Os politicos do Brasil são todos farinha do mesmo saco. Escória e parasitas do erário publico. Não merecem nenhuma respeito ou admiração da população. Dá nojo e vontade vomitar.Mas, neste ano, temos eleições e com certeza algum deles vão pedir votos.
O Dudu faltou à sessão? ele estava no calçadão, AO TELEFONE. Passei por lá e eu mesmo o vi. Ele simplesmente usou a estratégia de não subir para não votar. Triste atitude para quem, durante a campanha, se apresentou como “o amigo de sempre”.
ainda há pessoa que não entende o porque da manifestação do dia 1…
oremos.
Vamos aplaudir de pé o vereador que solicitou essa intervenção do Estado e parabenizar aqueles que votaram a favor,os demais CONTRA o POVO a gente responde nas urnas.
Para a próxima eleição municipal, é bom q seja divulgado os nomes desses covardes q votaram contra!!! VERGONHA!!!
Bom na realidade já sabíamos que a tentativa de Higo Carlos, ia ser barrada pq nesta câmara que na realidade ja foi casa do povo hoje pode se dizer que é UMA VERGONHA NACIONAL PARABÉNS VEREADORES QUE VOLTARAM CONTRA SE LEMBRE ELEIÇÕES ESTÃO PRÓXIMA TENHA UM POUCO DE ÉTICA E VERGONHA NÃO VAR PEDIR VOTO. PQ É UMA PALHAÇADA CHAMAR VCS DE REPRESENTANTE DO POVO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só pra deixar um recado, a esses vereadores que faltaram, deixem o cargo de vereador, se faltou foi de propósito para não dar a cara pra bater, tomem uma posição, e aprendam a ter postura de gente. precisamos de homem com vergonha na cara para mudar esse município.
agora ñ tenho duvidas de que os vereadores audenio meraes e e louro da juatama ñ tiram votos nem para ser lider comunitario em juatama. o povo de juatama tah revoltado com esses 2 vereadores. louro da juatama votou compra a intervenção e audenio moraes faltou a acessão elegando que tinha compromisso em um distrito de quixada.
Uma vergonha senhores vereadores uma verdadeira palhaçada isso!