A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tendo à frente o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na região metropolitana de Fortaleza (RMF), entre os dias 18 e 28 de março.
O painel da mesorregião dos Sertões abrirá a segunda fase do projeto e será realizado em Quixadá, amanhã, 18/3, no Vale das Pedras Hotel. Participam, aproximadamente, 40 representantes convidados dos setores produtivos, governo, academia e terceiro setor. Depois dos Sertões, serão realizados painéis na mesorregião Noroeste (Sobral), no próximo dia 20 de março; Mesorregião Norte (São Gonçalo do Amarante), dia 26 de março; encerrando na Mesorregião RMF, dia 28 de março. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.
O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a indústria cearense, em um horizonte temporal de dez anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado O Ceará é primeiro Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Esse exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses com maior potencial econômico no desenvolvimento do estado e de suas sete mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões, Jaguaribe, Norte e RRMF. Nesse exercício, será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas internacionais.
A metodologia de trabalho compreende ainda estudos de base sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais e industriais internacionais. Esses estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados especialistas que indicarão as tendências tecnológicas de maior atratividade para região por meio de um questionário respondido em tablets.
Referidos encontros com especialistas são o ponto de partida de uma construção coletiva de uma visão de futuro para a indústria do Ceará. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, por meio de rotas estratégicas, com o propósito de situar o estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.
O projeto é uma iniciativa do Sistema FIEC, com realização do SENAI e do INDI, e apoio do SESI/CE, IEL/CE e Fireso.
—///—