Deputada propõe intervenção federal para controlar a insegurança no Ceará

- por
  • Compartilhe:

A deputada Fernanda Pessoa sugeriu, na manhã desta quarta-feira, 19, que os deputados estaduais se mobilizem juntamente à bancada cearense em Brasília para solicitar uma intervenção da Força Nacional de Segurança Pública, de forma a controlar a violência no Estado. “Ouvimos sempre sobre o quanto foi investido nesta atual gestão para a segurança do nosso Estado, com construção de delegacias, com equipamentos e veículos modernos. Mas, infelizmente, esses investimentos não estão solucionando os problemas de insegurança no Ceará”, acusa.

Segundo a parlamentar, empresários estariam deixando a cidade por causa da violência e, por consequência, fechando os negócios no Estado. “Esta é uma política contraria à política de atração de empresas e empresários que tanto lutamos nos últimos 30 anos de planejamento econômico dos governos passados. Hoje, o que vemos são empresários sendo afugentados”, apontou.

“Então peço que o Governador tenha humildade e assuma que não conseguiu, assuma que a situação está fora do controle Estadual e que de fato precisamos de uma ajuda da Força Nacional de Segurança Pública”, declarou a deputada.

Ely Aguiar (PDT) criticou a ação do poder judiciário, que, na visão do deputado, não consegue reter criminosos nas prisões por muito tempo. Ele defendeu ainda a redução da maioridade. “O indivíduo que mandou tocar fogo no comerciante é um rapaz de 17 anos e não pode nem ser preso”, criticou.

Eliane Novais (PSB) apoiou a ideia da intervenção federal. “O estado está declarando a perda de controle. O governo está silente. Precisa sim de uma intervenção imediata”, afirma.

A Força Nacional é acionada quando um Governador ou um Ministro de Estado requisita ou determina auxílio federal para conter atos que atentam contra a lei e a ordem e que perigam sair do controle das forças de segurança locais.

—///—

Diário do Nordeste




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Na minha opinião precisava ser criada uma guarda federal que atuasse em todos estados, assim como a polícia federal, porém com o intuito de coibir roubos, homicídios, e, quanto a questão de presidiários, pessoas que cumprem pena deveria haver uma polícia penal só para vigiar os passos de todos aqueles que estivessem em regime aberto e semi aberto, porém sempre com a fiscalização do ministério público, que na minha opinião também precisa estar bem mais estruturado.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.