Desde a última sexta-feira, dia 01, oito municípios atendidos pela a Agência da Receita Federal do município de Senador Pompeu, no sertão central do Ceará, terão que se deslocar há outras cidades para atendimento.
Através da portaria 89 de 30 de Janeiro de 2013, que foi publicada no Diário Oficial da União, formaliza o fechamento da agência, que foi inaugurada em 28 de Setembro de 1996.
Os contribuintes lamentam muito, pois terão que se deslocarem até outras cidades, devido a distância e a má condição de transportes.
Justificativa do órgão
A receita alega contensão de despesas, por isso está fazendo a nucleação de várias agências em todo o Estado do Ceará.
Também considera que esta reformulação em Senador Pompeu é pelo fato de serem realizados 15 atendimentos diários, já que o município teve queda na produção comercial e, a sua população quem em 2.003 era de 27.243 habitantes, caiu para 26.469 pessoas em 2010, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas (IBGE). Empresários e contadores de toda a região desconsideram que aconteça pouco atendimento.
Oito municípios
Os contribuintes dos municípios de Arneiroz, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça e Piquet Carneiro serão atendidos em Iguatu, aproximadamente 94 (Noventa e Quatro) quilômetros, desta da extinta agência.
Já os contribuintes de Senador Pompeu, Milhã e Pedra Branca serão atendidos em Quixeramobim, os do município de Solonópole serão atendidos em Quixadá.
Senador Pompeu já perdeu regional do Detran para Quixadá e Campus Avançado do Sertão Central, que pertencia a Universidade Estadual do Ceará-UECE, oferecendo cursos de licenciatura plena em Letras, História e Ciências Exatas.
Opinião de contribuintes
Ana Maria Nogueira de Milhã, distante 29 km de Senador Pompeu, disse a reportagem blog do Walter Lima, que nossa área geográfica é muito privilegiada e o acesso para outras cidades, será péssimo.
Maria José Nogueira da mesma cidade, não mede palavras, “é um desrespeito com o povo” disse. Matilde Macedo reconhece que se torna muito difícil para se deslocar há outros municípios, pois a vida dos usuários só irão piorar, principalmente quem precisa acordar 3 horas da manhã para buscar condução.
Audiência Pública
A Câmara Municipal de Vereadores de Senador Pompeu, realizou Audiência Pública, no dia 19 de fevereiro, para solicitar das autoridades solução, através de um abaixo assinado, contendo milhares de assinaturas, pedindo a permanência da agência. Contadores, empresários, vereadores, representantes de toda região participaram. Vereadora Márcia Zomin lamentou que vários benefícios tenham sido perdidos, inclusive a passagem da CE 060 dentro da cidade desviada para o Km 20, que segundo ela por interesses de políticos da época, para benefícios próprio.
Leia, também, no Blog do Walter Lima
É uma pena ver Senador Pompeu decaindo dessa maneira!!Em pensar que um dia foi uma das cidades mais importantes do nosso sertão central – oferencendo vários serviços públicos!!
Em relção à CE 060, já ouví boatos por aqui em Mineirolândia que o Sr. José Mineiro foi o grande articulador do desvio da CE 060. Há quem diga que por pouco ele não consegue trazer a estrada de ferro!!
Acredito que essa decadência se deva à falta de esforço político em manter os padrões e até melhorar!!!Aliás, permita-me retificar: Esforço político tem de sobra em SP, mas para outros fins!!