A vereadora de Quixadá, no sertão central cearense, Ivana Magalhães, está internada desde o começo da semana no hospital da Unimed, em Fortaleza.
No começo os médicos acreditavam tratar-se de um Acidente Vascular Cerebral, AVC, contudo após exames mais minuciosos descobriram que trata-se de uma doença rara denominada de Síndrome de Guillain-Barré.
Uma de suas sobrinhas em entrevista ao programa 970 Graus da Rádio Monólitos disse que a vereadora encontra-se na unidade de terapia intensiva, UTI, e que Ivana passa por uma situação delicada, ela está em coma induzido, mas a família acredita que tudo dará certo.
Obtivemos informação de que os medicamento para tratamento dessa doença são muito caros, e podem ultrapassar a casa dos R$ 100.000,00 (cem mil reais).
O que é Síndrome de Guillain-Barré?
A síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda é uma doença desmielinizante caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos (nervos que emergem de uma parte do cérebro chamada tronco cerebral e suprem às funções específicas da cabeça, região do pescoço e vísceras).
A síndrome de Guillain Barré tem caráter autoimune. O indivíduo produz auto-anticorpos contra sua própria mielina. Então os nervos acometidos não podem transmitir os sinais que vêm do sistema nervoso central com eficiência, levando a uma perda da habilidade de grupos musculares de responderem aos comandos cerebrais. O cérebro também recebe menos sinais sensitivos do corpo, resultando em inabilidade para sentir o contato com a pele, dor ou calor.
Em muitas pessoas o início da doença é precedido por infecção de vias respiratórias altas, de gastroenterite aguda (por campylobacter) e antecedentes de infecções agudas por uma série de vírus tais como: Epstein Barr, citomegalovirus, HTLV, HIV, e diversos vírus respiratórios têm sido descritos. Em 2010, uma pesquisa realizada pela UFRJ, constatou que o vírus da Dengue poder ser um dos causadores (visto que 1-4% das pessoas com dengue desenvolveram a síndrome).
A incidência anual é de 2-4 casos por 100.000 habitantes na América do Norte.