MEC anuncia mudanças na correção das redações do Enem

- por
  • Compartilhe:

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou, nesta quinta-feira, dia 24, as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio 2012.

As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que, a partir de agora, vai ter um novo sistema de correção.

Segundo o ministro, o MEC decidiu criar filtros mais precisos para avaliar a redação. Pelo novo sistema, cada prova será avaliada por dois corretores, que vão considerar cinco itens. Caso as notas dos dois corretores tenha uma diferença de duzentos pontos, a avaliação final será feita a partir de uma média das duas notas.

Até o ano passado, a margem de dispersão era de trezentos pontos. No entanto, se a diferença de notas ficar acima de duzentos pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca examinadora com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será formada por três avaliadores e coordenada por um professor doutor.

A redação deve cumprir cinco competências, cada uma vale duzentos pontos e um total máximo de mil pontos. A nota final do Enem varia de zero a mil pontos.

De acordo com o ministro, o edital com as novas regras será publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira, dia 25.

Aloizio Mercadante afirmou, ainda, que o Ministério da Educação vai distribuir a todos os alunos um guia para a redação do Enem, com as novas regras de correção e exemplos de redações modelo. Ele acrescentou que o Enem se tornou uma peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, pois é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos.

Também foi anunciado nesta quinta-feira, que, a partir desta edição do Enem, os candidatos que fizeram a prova em busca da certificação do ensino médio vão ter que melhorar o desempenho na prova.

A pontuação mínima necessária subiu de quatrocentos para quatrocentos e cinquenta pontos em cada uma das áreas de conhecimento e quinhentos pontos na redação. Na próxima segunda-feira, dia vinte e oito, serão abertas as inscrições para o Enem. As provas estão marcadas para os dias três e quatro de novembro.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.