O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, sindicalistas e produtores rurais de Quixeramobim, ocuparam na manhã desta terça-feira, dia 10, o prédio da prefeitura.
Os manifestantes solicitam que a administração municipal soluções para algumas reivindicações, dentre elas, ações no intuito de amenizar os prejuízos já ocasionados pela estiagem, além da dispensa do pagamento de financiamentos em instituições de fomento, como Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
Após a negociação o coordenador do MST em Quixeramobim, Marcelo Matos, disse que conseguiram a liberação do recurso do programa Hora de Trator, dentre outras reivindicações.
A comissão foi formada por líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará, Pastoral da Terra e Fórum dos Associados do município.
A falta de chuva e a perda da lavoura de dezenas de agricultores também levaram centenas de agricultores a acampar em frente ao prédio da prefeitura do município de Madalena, região do Sertão Central do Ceará.
Aproximadamente 150 agricultores ocuparam pacificamente o paço municipal para sensibilizar e reivindicar do poder executivo municipal e das demais esferas de governo, ações emergenciais para enfrentamento do quadro de estiagem no município.
Entre as principais solicitações constantes na pauta de reivindicações, estão, a decretação de estado de emergência, e a efetivação de um plano emergencial sustentável.
O presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leônidas Nascimento, disse que a falta de chuvas e as dificuldades vividas pelos agricultores no interior do município, fez com que o Sindicato mobilizasse a classe trabalhadora para ocupar a prefeitura.
O prefeito Wilson de Pinho que se encontrava em Fortaleza, acompanhado do secretário de agricultura Eurivando Vieira, participando de uma solenidade de entrega de equipaqmentos na secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, retornou ao município para estabelecer diálogo com os produtores que se encontram acampados no paço municipal.
Informações e Foto: Sistema Maior e Chico Almir