A Faculdade Católica Nossa Senhora Rainha do Sertão ficou entre as dez melhores instituições de ensino superior do Brasil.
É o que revela levantamento feito pelo economista Claudio de Moura Castro, Aldo Giuntini e Luciana Lima com base nos dados do Ministério da Educação(MEC).
Quando apenas a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entra em cena, universidades brasileiras desconhecidas do grande público sobem para as melhores colocações.
Para chegar aos 100 nomes que compõem a lista, Castro e equipe calcularam a média aritmética de todas as notas de estudantes de uma mesma instituição.
Como os dados utilizados para a análise foram as notas do ENADE, que dependendo da área de conhecimento só acontece uma vez a cada quatro anos, o ranking não inclui as 2.377 unidades de ensino superior do país (número de 2010). Apenas 1.682 participam da pesquisa.
Curiosamente, 65% das melhores instituições, segundo esse critério, são privadas. Detalhe, muitas são afastadas dos grandes centros. Por outro lado, entre as 100 piores, a participação de faculdades públicas é bem menor.
Para Castro, que coordenou o estudo, o estudante deve buscar uma instituição que esteja bem posicionada em rankings, mas este não deve ser o único critério. “Um indicador muito importante é a nota do ENADE do curso, é decisivo na hora da escolha”, explica.
Veja a relação das dez melhores instituições segundo o estudo:
1ª FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA(MG)
2ª CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS(RS)
3ª INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA(RJ)
4ª FACULDADE JESUÍTA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA(MG)
5ª FACULDADE DA REGIÃO SERRANA(ES)
6ª INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA(SP)
7ª FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA(SP)
7ª FACULDADE PALOTINA(RS)
9ª UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI(MG)
10ª CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SERGIPE(SE)
10ª INSTITUTO FILOSÓFICO TEOLÓGICO NOSSA SENHORA IMACULADA RAINHA DO SERTÃO(CE)