Mais um escândalo abala a administração, que já encontra-se num completo marasmo, do município de Quixadá, no sertão central do Ceará, e dessa vez o ex-prefeito Ilário Marques está no centro da denúncia.
Segundo o Portal da Transparência, do Tribunal de Contas dos Municípios, a prefeitura de Quixadá realizou uma licitação, do tipo carta convite, para a construção, dentre outras coisas, de 01 (uma) agroindústria de derivados de leite de cabra, localizada no Bairro Jardim dos Monólitos, sede do município.
O certame licitatório foi realizado no dia 28 de março de 2.007 às 14:30hs, e tinha como responsável a secretaria de agricultura, na época o prefeito que autorizou a licitação e o pagamento foi o ex-prefeito Ilário Marques, do partido dos trabalhadores.
O valor empenhado pela prefeitura, de acordo com o empenho de Nº 12040010 foi de R$ 114.805,64 (cento e quatorze mil oitocentos e cinco reais e sessenta e quatro centavos).
O suposto serviço foi pago em 04 pagamentos, que foram realizados em um espaço recorde de tempo, foi paga uma parcela em maio, junho, agosto e setembro do mesmo ano.
Agora vem o problema, nossa equipe de reportagem esteve no bairro Jardim dos Monólitos, que por coincidência também está localizado o Fórum da cidade, juntamente com os vereadores Antonio Wellington(Ci) e com o vereador Pedro Baquit mas não conseguimos encontrar nenhuma agroindústria de derivados de leite de cabra.
Percorremos todo o bairro e entrevistamos moradores que há mais de 20 anos residem no bairro e nunca sequer ouviram falar que foi construída uma agroindústria de leite de cabra por ali.
Entramos em contato com o atual secretário de agricultura, Vereador Audênio Moraes, e o mesmo relatou que desconhece qualquer agroindústria deste tipo existente no município.
Outro ponto interessante é que a empresa que ganhou a licitação foi a Eletrocampo Serviços e Construções Ltda., essa empresa a partir de então viu seu faturamento perante a administração de Quixadá aumentar assustadoramente.
No ano de 2.007 a empresa Eletrocampo Serviços e Construções Ltda. realizou pouco mais de 1 milhão de reais em obras e serviços em Quixadá. Já no ano passado o seu faturamento passou para a bagatela de mais de 4 milhões de reais, até toda verba do transporte escolar está sendo repassada para a referida empresa, isso na atual administração do prefeito Rômulo Carneiro.
Assista a matéria completa do repórter Wal Alencar: