A feira de animais, que acontece semanalmente no município de Quixadá, é considerado uma das maiores do estado, e, também, um grande propulsor da economia da região.
Há várias décadas este evento é realizado no parque de exposições do bairro Putiú, nele são comercializados vários tipos de animais vindo de todas as localidades do estado.
Para surpresa dos feirante hoje, dia 15, quando chegaram para descarregar seus animais os portões do parque estavam fechado e segundo funcionários da prefeitura só poderiam ser abertos após as 10 horas da manhã.
Segundo o superintendente do DMASP, órgão responsável, Helano Bezerra, teria sido feito um ajuste de conduta no ministério público com vários órgãos para que houvesse uma implantação de rotinas a pedido do Ministério da Agricultura.
A coordenadora da Adagri, Dra. Patrícia Gomes, disse que em nenhum momento o ministério regulou, ou regula, horário de feiras de animais, o que está no relatório é que, independente do horário de abertura, a prefeitura coloque um veterinário pra examinar os animais que entram na feira.
Os feirantes ficaram revoltados pois vários deles saíram, ainda a noite, de suas cidades e chegaram logo no início da manhã na feira e não puderam entrar no parque, e por isso alguns animais estavam correndo risco de morte dentro dos caminhões.
Assista a matéria do repórter Wal Alencar: