A vacinação contra a gripe termina no próximo dia 13 de maio, mas até o último dia 3 foram vacinadas, em Fortaleza, 46.832 pessoas com 60 anos de idade ou mais. O número corresponde a apenas 23,09% da meta da Secretaria Municipal de Saúde, que é imunizar 202.814 pessoas nessa faixa etária.
A campanha de vacinação começou no dia 25 de abril, destinada também a crianças com mais de seis meses e menos de dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde que trabalham em serviços de urgência e emergência.
“Quanto mais pessoas vacinadas, mais pessoas protegidas. Isso ajuda a interromper a cadeira de transmissão da doença”, observa a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Soldatelli.
O maior percentual de vacinados até agora em Fortaleza é entre as crianças. Das 58.151 crianças que a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar, 16.091, ou seja, 27,67%, já foram levadas a um posto de saúde. O número de gestantes protegidas ainda é baixo: apenas 17% foram imunizadas até o último dia 3 – 6.297 mulheres de um total de 36.937 que devem receber o imunizante.
Além da ampliação do grupo de pessoas a ser vacinadas, a campanha de vacinação contra a gripe em 2011 conta com outro diferencial: a vacina que está sendo aplicada é trivalente, ou seja,oferece proteção contra três tipos de vírus da influenza: A H3N2 (gripe comum), A H1N1 e B. “Até o mês de junho, estaremos no período de pico da gripe em Fortaleza, daí a importância de que as pessoas estejam protegidas agora para evitar adquirir a doença”, aponta a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Como se vacinar?
A vacinação está sendo feita em todos os postos de saúde de Fortaleza, das 8 às 17 horas. Em 38 unidades, a vacinação se estende até as 21 horas, e em outras 18, acontece também aos sábados e domingos. Do grupo de pessoas para as quais a campanha é dirigida, não devem se vacinar apenas aqueles que apresentarem sintomas de febre, tenham sido acometidos pela dengue recentemente ou sejam alérgicos a ovo ou timerosal, um componente presente na vacina que funciona como conservante.
Fonte: Assessoria da SMS