Cajuína recebe certificado de produto orgânico

- por
  • Compartilhe:

A Cajuína Sabor Tropical, de São Gonçalo do Amarante (CE), é a primeira a produzir cajuína com certificado orgânico. Desde 2001, a empresa mantém parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na terça-feira (26), a Sabor Tropical recebeu o certificado de produto orgânico conferido pelo IBD Certificações, especialista no desenvolvimento de atividades de inspeção e certificação agropecuária.

Para obter a certificação, a Cajuína Sabor Tropical obteve apoio do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), por meio da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

O processo, que durou dois anos, envolveu mudanças na produção de caju e no processamento da cajuína, com a substituição de produtos não autorizados, como adubos químicos e materiais utilizados na limpeza das instalações da indústria, e a organização da produção segundo os preceitos das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

A expectativa da direção da empresa é oferecer um produto diferenciado para o mercado mais exigente, além de reposicionar a cajuína no mercado, conferindo preços semelhantes ao de suco integral, já que a cajuína não é adicionada de água ou conservantes.

Hoje o produto é encontrado no mercado a preços semelhantes aos do néctar – suco diluído em água, segundo as definições do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A certificação é um diferencial importante para a competitividade de mercado e possibilita ao pequeno produtor fazer o seu preço

A empresa já firmou contrato de venda para lojas de orgânicos de São Paulo e o próximo passo será a exportação.

SIGA-NOS NO TWITTER

Fonte: Tendências e Mercados




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.