Em funcionamento desde o dia 23 de Agosto de 2010, embora ainda não tenha sido oficialmente inaugurada pelo Governo do Estado, a Cadeia Pública de Camocim, totalmente reformada, passou por sua primeira vistoria de rotina.
A operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), por policiais militares, a pedido da Administração da Cadeia, que tem à frente o Agente Penitenciário, Wilkson Rodrigues Xavier.
Nas celas ocupadas por 31 homens e duas mulheres, os policiais encontraram 6 cossocos, 1 barra de ferro, 2 serras de aço, 3 pregos grandes, 1 cápsula de ponto 40 deflagrada e uma marica (cachimbo de crack).
A “criatividade” dos presos impressiona. Um dos cossocos foi “fabricado” com o ferro de um ventilador. O cabo era o de coar café. A cadeia tem capacidade para 66 detentos, 60 homens e 6 mulheres, estando atualmente com 50% de sua capacidade.
A volta ao funcionamento da cadeia desafoga as celas da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, que desde o grande inverno do ano de 2009, época em que a cadeia pública foi desativada, vinha servindo para abrigar os presos de Camocim.
A reforma da cadeia teve início em 08 de Janeiro deste ano, custou R$ 218.295,55 ao Governo do Estado. A execução da obra ficou a cargo da Empresa Conduta Construções.
Fonte: Camocim on line