Pela primeira vez, Dilma aparece na frente de Serra na pesquisa do Datafolha. De acordo com o levantamento que o instituto acaba de divulgar nesta sexta (13), Dilma cresceu cinco pontos percentuais com relação à rodada anterior, e aparece com 41% das intenções de voto.
Já Serra, diz a pesquisa, caiu quatro pontos, passando de 37% para 33%. Marina Silva, do PV, manteve os 10% das intenções de voto que tinha na rodada anterior. Todos os demais candidatos à Presidência (Plínio de Arruda Sampaio, do Psol; Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Rui Pimenta, do PCO; Ivan Pinheiro, do PCB, e Levy Fidélix, do PRTB) ficaram com menos de 1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto. Foram ouvidos 10.856 eleitores em 382 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A amostra já apresenta os efeitos no eleitorado do debate da TV Band e das entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional, da TV Globo, esta semana. E demonstra que eventuais desempenhos melhores de um outro candidato não foram suficientes para tolher a escalada de crescimento da candidata do PT.
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu. Agora, a candidata petista tem uma vantagem de oito pontos percentuais sobre Serra: 49% contra 41%). Na rodada anterior, Dilma aparecia com uma vantagem de apenas um ponto percentual (46% a 45%).