No município de Jaguaruana, a 173 quilômetros da Capital cearense, a população está temerosa com os banhos no Rio Jaguaribe, mais precisamente na região que fica o pólo de lazer “Ilha Serafim”.
O motivo: piranhas. Várias pessoas alegam terem sido atacadas pelo peixe. Os dedos dos pés e das mãos são as partes que acabam sendo mordidas, causando ferimentos muitas vezes de natureza grave.
A última vítima das piranhas foi a dona de casa Maria Auristela, de 64 anos, que mora em Fortaleza e se encontra em Jaguaruana passando férias. Na última quarta feira (28), ela foi tomar um banho no rio e acabou sendo mordida no dedo. A mordida causou um ferimento que sangrou muito e ela acabou passando mal, ao ver sangue escorrendo pela sua mão. Ela disse que não sentiu a mordida, só notou que estava ferida quando retirou a mão de dentro da água.
Populares que presenciaram o fato disseram que até mesmo crianças já foram atacadas.
Com a falta de chuvas neste ano, não houve a piracema – fenômeno em que os peixes migram rio acima para se reproduzirem.
A falta de reprodução acaba por causar um desequilíbrio na natureza, diminuindo a quantidade de peixes de outras espécies no rio, que é o alimento principal da piranha. Além disso, o Rio Jaguaribe se encontra com pouca água, fazendo com que as piranhas fiquem aglomeradas em cardumes e em um espaço reduzido.
Com informações do radialista Augusto Marques, da União FM de Jaguaruana.