O Nordeste rezou mais uma vez em Juazeiro do Norte, desta feita nas homenagens aos 76 anos de morte do Padre Cícero Romão Batista.
Milhares de fiéis estiveram participando da missa do dia 20, que todos os meses acontece na praça do Socorro. Este ano o evento contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que abre também as comemorações dos 100 anos da terra de Padre Cícero.
O evento reuniu muitos padres de várias partes do país e foi presidido pelo bispo D. Fernando Panico.
O prefeito de Juazeiro do Norte participou da tradicional missa em homenagem a Padre Cícero e chegou conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida que está em Juazeiro do Norte desde o dia 17 deste mês.
Como acontece todo dia 20, sempre às 06:00h, a missa em homenagem ao Padre Cícero foi transmitida ao vivo para todo Brasil e parte da América Latina, pela TV Século 21 e TV Aparecida. A TV Verde Vale também participou da celebração, ficando de fora sem a menor explicação, a TV Ceará, pertencente ao governo do estado.
Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934 e foi sepultado no altar da capela de Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro, no dia seguinte. Desde sua morte foi iniciada a celebração a cada dia 20, sempre com muitos fiéis vindos de várias partes do país. Na missa desta terça-feira o público foi surpreendente, tomando todos os espaços disponíveis na praça do Socorro e nas adjacências.
Uma multidão estimada em 30 mil pessoas participou da Missa em sufrágio da alma do Padre Cícero nos 76 anos da sua morte. A liturgia contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no altar externo da Capela do Socorro. Ela foi entregue ao padre Paulo Lemos pelo prefeito Manoel Santana que a conduziu durante boa parte do cortejo entre a Basílica de Nossa Senhora e a Capela. A caminhada começou por volta das 5 horas antecedendo a tradicional Missa de Padre Cícero.
Momentos antes, o prefeito Santana e membros da Igreja descerraram a placa numa espécie de nicho com a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Trata-se de um marco da visita da imagem ao Juazeiro abrindo o ciclo festivo pelos 100 anos de emancipação política do município e o local escolhido foi a Basílica Menor.
Fonte: Roberto Bulhões