O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) afirmou, em pronunciamento feito durante a sessão desta quarta-feira, dia 14, que o Governo Cid Gomes é lento e tem sede de arrecadação. “Logo no primeiro ano, comecei a perceber que aquela expectativa sonhada inicialmente não seria alcançada porque era um governo lento e com erros já então percebidos pela população”, criticou.
Cirilo lamentou que, em especial com relação à segurança pública, o Governo Cid Gomes tenha dado prioridade a fiscalizar irregularidades no trânsito no interior do Estado, em uma verdadeira sede de arrecadação que atinge, sobretudo, os mais pobres.
“O Governo utiliza sistema de polícia mais para arrecadação do que para prevenção, dando ênfase na Polícia de trânsito, fazendo arrecadação em cima dos mais pobres”, criticou, dizendo ainda que a fiscalização é feita de forma violenta e os policiais humilham os cidadãos.
Na avaliação de Pimenta, os investimentos feitos pelo Governo foram equivocados, porque deram prioridade à compra de carros e motos de luxo e deixaram de investir nos policiais e em equipamentos e novas tecnologias para a inteligência policial. “O Governo gastou com Hilux caras para um estado pobre como nosso e deixou de qualificar o homem. Foram investimentos muito altos com resultados muito baixos”, avaliou.
Além disso, ele acredita que a Polícia não tem estratégias para proteger o cidadão. “Na Grande Fortaleza, são cinco ou seis mortos todo santo dia que não se sabe quem matou, quem mandou matar nem porque morreu”, lamentou.
Cirilo Pimenta afirmou que, em razão dessas questões, o povo está reclamando e insatisfeito com o atual Governo.
O parlamentar reclamou ainda das medidas tomadas pela Secretaria da Fazenda para cortar incentivos de indústrias que funcionavam no interior do Ceará, o que acabou levando milhares de cearenses ao desemprego; além do problema da seca verde que vem sendo enfrentada pelo homem do campo.
“Estamos enfrentando uma das maiores secas do século e o Ceará até hoje não declarou estado de emergência. Esse Governo passou três anos e meio sem liberar um projeto de abastecimento d´água. As bacias leiteiras estão se acabando no Interior. O pessoal do Interior foi quem mais sofreu nesse Governo, que acabou a Secretaria de Irrigação, o agente rural e deixou o sertanejo sem assistência”, criticou.
Os deputados João Jaime e Fernando Hugo, do PSDB, fizeram apartes ao pronunciamento de Pimenta e também criticaram o Governo Cid Gomes.
João Jaime afirmou que, ao contrário do que a imprensa vem afirmando, o PSDB não é a favor da ilegalidade no trânsito, mas sim de uma fiscalização responsável e de que antes das multas, os cidadãos possam ser orientados a legalizar seus veículos.
O deputado Fernando Hugo acredita que já há uma consciência nascente na população de que o atual Governo deixou muito a desejar. O parlamentar apresentou nota publicada no jornal Diário do Nordeste de hoje, na qual o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Ceará criticam o aumento de 4,84% e pedem respeito com os servidores. Além disso, Fernando Hugo afirmou que Cid foi o pior presidente da Assembleia para os servidores da Casa.