Quixadá: Primeiro professor totalmente surdo da UECE é empossado e lotado no curso de letras da FECLESC

- por
  • Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou a posse do primeiro professor totalmente surdo da Universidade. O docente Francisco Edson Martins Júnior será lotado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), no curso de Letras, com a disciplina Língua brasileira de sinais – Libras.

A cerimônia contou com a participação dos intérpretes de libras Wiliana Almeida e Felipe Soares, integrantes do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI) da Uece.

Durante seu discurso, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a formação universitária, ressaltando seu papel central na construção de uma educação inclusiva. “A chegada de novos docentes especializados em Libras na universidade é celebrada como um avanço significativo, especialmente em um contexto de carência nacional nessa área. Precisamos começar a colocar isso como prioridade, já que a legislação brasileira tornou obrigatório o ensino de Libras. A sua chegada para formar professores com essa habilitação faz com que se construa uma escola inclusiva, uma sociedade também mais inclusiva, com o domínio de um instrumento que nos permite comunicar com todos e todas”, afirmou.

O reitor também mencionou a relevância da interiorização para o crescimento da universidade, reforçando que a posse do professor Francisco Edson está alinhada com a missão da Uece de expandir suas ações de forma qualificada. “A partir de hoje, você faz parte dessa família Uece. Seja muito bem-vindo!”, concluiu.

Visivelmente emocionado, o professor Francisco Edson Martins Júnior agradeceu a todos e celebrou o momento histórico. “Estou muito emocionado. Isso para mim é uma marca na história dos surdos, de estar como efetivo no quadro de professores da Uece. Eu tenho muito a agradecer a todos vocês por esse momento tão especial na minha vida. O que eu tenho realmente a dizer é muito obrigado a todos vocês”, declarou.

Além da equipe administrativa da Uece, a cerimônia foi prestigiada por familiares do professor Edson, que é o primeiro professor surdo efetivo da universidade. Estiveram presentes o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Mazé Barbosa; e a diretora da Divisão de Admissão e Desempenho (Diades), a servidora Maria Auxiliadora Ferreira de Araújo Carvalho.

A posse do professor Edson simboliza um marco no compromisso da Uece com a inclusão e a acessibilidade, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. HÁ 53 ANOS FORA DO QUIXA, FISICAMENTE, POIS O CORAÇÃO NUNCA SAIU DESSA TERRA MARAVILHOSA. ESSE AVANÇO CULTURAL ME DEIXA MAIS ORGULHOSO DE FALAR EM ALTO EM BOM SOM, POR ONDE PASSO NESSE PAÍS, QUIXADÁ É PARA SEMPRE UM ETERNO POLO DE PROGRESSO, PARABENS PELA INICIATIVA, HA 53 ANOS NEM SONHAVAMOS COM TANTO AVANÇO.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.