Impulsionado pelo Agro, PIB do Ceará cresce 6,67% no 3º trimestre de 2024

- por
  • Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Ceará registrou crescimento de 6,67% no terceiro trimestre de 2024 em comparação a igual período de 2023. O resultado estadual é maior do que o registrado no Brasil, de 4%, na mesma relação. O desempenho cearense, quando comparado com o segundo trimestre de 2024, apresenta elevação de 0,42%, contra 0,9% do nacional. A previsão do PIB do Ceará para 2024 é de um índice de 5,57%. A agropecuária foi o principal impulsionador desse desempenho. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará no terceiro trimestre de 2024 ficou com a Agricultura, que apresentou desempenho de 18,56% em relação ao terceiro trimestre de 2023, superando o do Brasil, de -0,8%, no mesmo período. O segundo melhor resultado cearense, na mesma comparação, ficou com a Indústria, com 12,48%, seguido pelo Serviços, com índice de 4,20%, enquanto o nacional foi de 3,6% e 4,1%, respectivamente.

O crescimento da agropecuária cearense foi puxado principalmente pela criação de suínos (+12%) e pela produção de leite, em que o Ceará continua a ser o terceiro maior produtor do Nordeste. Apesar de uma queda de 1,51% no último trimestre, o setor agropecuário segue com expectativas de crescimento contínuo, ou seja, a alta forte do crescimento do Ceará reflete a força do Agro.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.