Quixadá ultrapassa a marca de 88 mil habitantes em 2024 e segue como o mais populoso do Sertão Central

- por
  • Compartilhe:

O IBGE divulgou hoje (29) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Na data de referência de 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes. O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população de Quixadá em 2024 é de 88.483 habitantes, apresentando um crescimento de 4.315 habitantes em relação a 2023 quando a população local estimada era de 84.168, garantindo a Terra dos Monólitos como o município mais populoso do Sertão Central.

Já Quixeramobim, de acordo com o IBGE, passou de 82.177 habitantes em 2023 para 85.797 em 2024, apresentando um crescimento populacional de 3.620 pessoas, e seguindo como o segundo com maior número de habitantes na região.

As Estimativas da População residente nos municípios foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022. “As populações recenseadas nos municípios nos dois últimos Censos foram ajustadas e serviram de base para o estabelecimento da tendência de crescimento da população para as Estimativas da População até a data de referência, em 1º de julho de 2024”, explica Minamiguchi. “A cada ano são incorporadas nas estimativas municipais de população as alterações de limites geográficos que porventura aconteçam entre os municípios”, complementa o pesquisador.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.