Com período eleitoral em curso, a disseminação de informações falsas, conhecidas popularmente como “fake news”, torna-se uma preocupação crescente. Para evitar que candidatos e políticos sejam prejudicados a justiça tem agido. Neste último fim de semana, a página InfoDigital foi retirada do ar. A medida ajuda a fazer com que os eleitores estejam bem informados e saibam diferenciar fatos de ficção para exercerem seu direito de voto de maneira consciente e responsável.
Criado para atacar políticos que o deputado federal Danilo Forte considera desafeto, bem como adversários políticos, o InfoDigital recebeu a punição após diversas denúncias de fake news criadas e propagadas por quem o administra. O InfoDigital vinha sendo conhecido por postar matérias sem ouvir as partes envolvidas e utilizando de opinião, em matérias que, de acordo com as boas práticas jornalística deveriam ser isentas de juízo de valor.
Embora o administrador do site utilize um perfil falso, no município está claro para população que o editor da página é Kayo Roberto Pereira da Silva, que é lotado no gabinete do deputado federal Danilo Forte, mas trabalha em Quixadá, usando dinheiro público para denegrir a imagem dos adversários do deputado e também dos desafetos de seu aliado na Terra dos Monólitos.
A retirada de mais uma página que se utiliza de fake news mostra que blogs, páginas no Instagram e sites que fazem o mau uso da Comunicação para denegrir a imagem de adversários políticos devem responder por seus atos. Vale lembrar que, tendo em vista o momento eleitoral, as fake news são frequentemente criadas para gerar desinformação ou para beneficiar determinados grupos ou candidatos. Elas podem vir de várias fontes, incluindo sites de notícias falsas, plataformas de mídia social e até aplicativos de mensagens. A identificação da origem dessas notícias falsas é o primeiro passo para combatê-las.
É importante destacar que o Monólitos Post, quando teve acesso a documentos que mostravam quem era o editor do InfoDigital, entrou em contato com o deputado Danilo Forte, que repassou o contato de sua assessora de imprensa, porém até o presente momento não quis comentar nada sobre a denúncia.
Atualmente, existem várias agências de checagem de fatos e ferramentas online que podem ajudar a confirmar a veracidade das notícias, o que é importante ser feito antes de encaminhar notícias recebidas. Consultar múltiplas fontes confiáveis antes de formar uma opinião também é uma atitude a ser tomada por quem compartilha notícias nas redes sociais.
Os internautas não devem esquecer que cada indivíduo tem a responsabilidade de não apenas se proteger das fake news, mas também de evitar sua propagação. É um esforço coletivo que exige atenção e cuidado de todos. No período eleitoral, essa responsabilidade se torna ainda mais significativa, pois as decisões tomadas nas urnas afetam o futuro de todos.