Quixadá: Cogerh e outras instituições discutem o Plano de Secas do Açude Pedras Brancas

- por
  • Compartilhe:

O Comitê do Banabuiú, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), promoveram um encontro na localidade de Jurema Nova, em Banabuiú, reunindo membros da Comissão Gestora do Açude Pedras Brancas e outros representantes da comunidade local.

A iniciativa integra o processo de construção do Plano de Gestão Proativa de Secas do hidrossistema Pedras Brancas para identificar impactos, vulnerabilidades e estratégias para enfrentar os períodos de estiagem a partir da escuta ativa da população.

O Plano de Seca é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Projeto Cientista Chefe, em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH).

O projeto está institucionalmente vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.

Ele visa desenvolver ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, aperfeiçoando o planejamento nas regiões. Por meio de estratégias operacionais, o plano conta com três esferas integradas: Alocação de Água, Plano de Segurança Hídrica e Plano de Gestão de Secas.

Juntamente com os Comitês de Bacia e as Comissões Gestoras, o documento estratégico, de curto prazo, visa definir ações capazes de diminuir o impacto das secas hídricas, acordando com os processos estabelecidos na alocação negociada de água já existentes.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.