“Cuidamos de pessoas, não somente de doenças”. A fala da enfermeira Fernanda Formiga, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), traduz a humanização oferecida no atendimento na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na última semana, a equipe montou uma sessão de cinema dentro da UTI para atender aos desejos de dois pacientes.
Internados há quase um mês, um deles passou a expressar sinais de tristeza em função da longa internação. Como são de outros municípios, a logística impedia que os familiares viessem visitá-los todos os dias. Na conversa com o fisioterapeuta Arnur Carvalho uma das pacientes expressou o desejo de assistir desenho animado, como se estivessem vendo TV em casa.
“Com o apoio da equipe do setor conseguimos um meio para reproduzir o desenho”, conta Arnur. A equipe usou um projetor e um lençol esticado sobre um biombo. A ação envolveu toda a equipe, trazendo um respiro em meio à intensidade da terapia intensiva. “Percebi que esse estímulo poderia auxiliar no bem-estar psicológico de outros pacientes, é uma estratégia para trazer um conforto em um ambiente desafiador”, conta o fisioterapeuta.
Fernanda Formiga, ao dizer a frase que abre esse texto, lembra que a UTI é um ambiente desafiador, com situações delicadas de pacientes que passam semanas, meses internados, requerendo um olhar atento para o desejo que eles expressam. “A iniciativa do vídeo na UTI nasce dessa necessidade de ver além dos monitores e ventiladores, trazendo leveza, emoção e humanidade para os pacientes”, afirma.
Único hospital público da América Latina credenciado com Nível Ótimo pela Agência espanhola de Calidad Sanitaria de Andalucía (Acsa), o HRSC é reconhecido internacionalmente por seu empenho em oferecer uma experiência positiva ao paciente, práticas de cuidado em saúde que não estão somente na assistência médica. Iniciativas como esta mostram que esse reconhecimento está enraizado nos colaboradores.
“O cuidado em saúde vai muito além da técnica. Pequenos gestos de humanização podem ter um impacto gigantesco na recuperação e na dignidade dos pacientes. O cinema na UTI é um lembrete de que, mesmo nos momentos mais difíceis, a vida ainda pode ter cor, emoção e significado”, pontua Fernanda.